quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura põe à discussão pública pacote de diplomas


A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura lançou hoje à discussão pública um pacote de diplomas do setor do ensino, através do portal www.edu.azores.gov.pt

Esta discussão, que culminará com a apreciação das propostas do Governo pela Assembleia Legislativa dos Açores, tem em vista a concretização de mais uma etapa do “pacto de estabilidade na educação” que o PS apresentou ao eleitorado nas últimas eleições regionais.

Em debate estão os diplomas em vigor relacionados com a avaliação do desempenho do pessoal docente, avaliação e autonomia das escolas e o estatuto do aluno.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura lembra, em nota inserta no referido portal sob o título “Para uma política da educação nos Açores”, que “não precisamos ir mais longe do que à Antiguidade Clássica – a Diógenes ou a Cícero, por exemplo – para encontrarmos afirmações como 'o fundamento de qualquer Estado é a educação da sua juventude' [Diógenes] ou 'que maior ou melhor coisa poderemos oferecer à República, do que ensinar e instruir a juventude?' [Cícero]. E, no entanto, em matéria de educação, quase toda a história de Portugal se desenrolou à revelia de tais entendimentos, tendo como resultado o atraso educativo face aos padrões europeus que todos nós conhecemos”.

Os Açores, salientou Luiz Fagundes Duarte, “infelizmente, não fugiram a tal fatalidade”, mas frisou que a Região está “a tempo e em condições de ultrapassar os desvarios e de acertar a máquina”, começando “por definir o que é que se pretende com a educação dos jovens”.

Luiz Fagundes Duarte exorta, por isso, “todos aqueles que tenham uma palavra a dizer em matéria de Educação” a participar neste debate, que, nesta fase, é realizado através do portal, com o qual se pretende “uma porta aberta para a discussão de ideias, para troca de experiências, para a crítica, para a apresentação de propostas”.




GaCS

Sem comentários: