quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Avelino Meneses destaca papel da Igreja na Educação nos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura enalteceu, em Angra do Heroísmo, o papel desempenhado pela Igreja e pelo clero na Educação em Portugal e, em particular, nos Açores.

Avelino Meneses, que falava quarta-feira no lançamento do livro 'Tomás de Borba na história da música portuguesa do séc. XX: Modernidade e Tolerância', afirmou que esta obra “constitui uma reflexão sobre o papel da Igreja na Educação”.

Um papel, segundo Avelino Meneses, “ainda relevante, até mesmo insubstituível nos nossos dias, apesar dos embates do anticlericalismo, que despontaram no pombalismo, prosseguem no liberalismo, agudizam-se na Primeira República e hoje são muito mais esparsos, porque intoleráveis em ambiências de tolerância, de compreensão e de respeito”, frisou.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, “mesmo que arreigado ao tradicionalismo, assiste razão ao historiador Fortunato de Almeida quando, no começo do século XX, ao reportar-se ao apogeu de Portugal nos séculos XV, XVI e XVII, identifica no clero o expoente máximo da cultura portuguesa, considerando a ilustração das elites clericais sem par na prestação cultural da sociedade civil no decurso da modernidade”.

“Aqui nos Açores, mais do que no reino, são os clérigos que, dos finais do século XVI aos começos do século XVIII, fixam as memórias do passado”, salientou Avelino Meneses, para quem a influência da Igreja se estendeu até aos nossos dias, com especial incidência na década de sessenta do século XX, quando o Seminário de Angra, “então uma espécie de Universidade dos Açores”, deu corpo ao projeto das Semanas de Estudos, advogando “o princípio da unidade regional em autêntico prenúncio da institucionalização da autonomia em 1976, encorajada pela revolução portuguesa de 1974”.

Em termos contemporâneos, frisou Avelino Meneses, o padre Tomás de Borba, uma referência nacional ao nível da música, “é bem o exemplo da influência cultural do clero, à qual o Governo e a sociedade prestam reconhecimento e louvor”.


Anexos:
2014.10.01-SREC-LivroTomásdeBorba.mp3

GaCS

Sem comentários: