quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Andreia Cardoso elogia a "forma notável” como a sociedade açoriana se organiza em torno de causas sociais

A Secretária Regional da Solidariedade Social enalteceu hoje, em Ponta Delgada, a forma como a sociedade açoriana se une em torno do bem comum e das causas sociais, destacando o aumento do número de Instituições Particulares de Solidariedade Social e da participação cívica na Região.

“Se o Governo dos Açores fez do desenvolvimento social a sua bandeira, a sociedade açoriana organizou-se de forma absolutamente notável", afirmou Andreia Cardoso, salientando que, em 2013, contabilizavam-se 231 IPSS, das quais 108 na ilha de São Miguel.

"Uma sociedade que assim se organiza em termos sociais não podia se não ser acarinhada e apoiada pelo Governo Regional”, frisou a Secretária Regional, que falava na apresentação do projeto para a implementação de um centro de atividades de tempos livres da Cáritas de São Miguel.

Para Andreia Cardoso, a aposta, partilhada pelo Governo e pela sociedade açoriana, nas pessoas e na promoção da cidadania não deve suscitar menos que orgulho nos resultados em matéria de solidariedade e segurança social, comparativamente com outras realidades nacionais.

O projeto hoje apresentado dará lugar a um centro de atividades de tempos livres com capacidade para 80 crianças do concelho de Ponta Delgada.

A empreitada, inscrita na Carta Regional das Obras Públicas, representa um investimento público superior a 530 mil euros e, segundo Andreia Cardoso, “resulta do empenho do Governo dos Açores em políticas amigas das famílias, que permitam uma melhor articulação entre os períodos de responsabilidades escolares das crianças e as responsabilidades profissionais dos pais”.

A Secretária Regional referiu tratar-se de um investimento justificado pelo reconhecimento por parte do Governo dos Açores daquelas que são as necessidades das crianças e jovens do concelho em termos de “equipamentos que operem como estímulos ao seu desenvolvimento, através de diferentes modelos de intervenção, prática de atividades específicas e multiatividades”.

Andreia Cardoso lembrou que o desenvolvimento social é um processo gradual, desenvolvido diariamente, até àquela que será a completa operacionalização da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais.

“É preciso acreditar no futuro e caminhar de forma a criarmos uma das regiões do país onde se verifiquem os melhores níveis de implementação e desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais”, afirmou a Secretária Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: