quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Palácio dos Capitães-Generais recebe exposição "A Terceira e Angra do Heroísmo. Momentos da vida de um património arquitetónico"

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove segunda-feira, 2 de março, pelas 18h00, no Palácio dos Capitães-Generais, a inauguração da exposição intitulada "A Terceira e Angra do Heroísmo. Momentos da vida de um património arquitetónico", da autoria do arquiteto António Menéres.

A exposição é constituída por 81 fotografias da ilha Terceira e, particularmente, da cidade de Angra do Heroísmo, que refletem as transformações ocorridas neste espaço durante um período de mais de 30 anos, incluindo fotografias anteriores ao sismo de 1980, detalhes da reconstrução urbana, imagens aéreas da cidade e da ilha e fotografias da linha costeira, captadas a partir do mar.

Cada imagem é acompanhada pela respetiva legenda, da autoria de António Menéres, ou com citações de outros autores, como Vitorino Nemésio ou Álvaro Monjardino.

Esta exposição está organizada em torno de seis núcleos temáticos, denominados “A linha do tempo”, “O centro histórico da primeira cidade açoriana”, “Arquiteturas da Fé”, “Arquitetura rural ─ habitações e construções do trabalho”, “O saber e a criatividade do pormenor” e “A arquitetura da paisagem ─ o verde dos campos e o azul do mar”, sendo acompanhada por um catálogo com textos de António Menéres, Nuno Ribeiro Lopes e Francisco Maduro-Dias.

António Menéres nasceu em Matosinhos, licenciou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e estagiou com os arquitetos Fernando Távora e João Andresen, tendo participado no Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, em 1955-60.

O arquiteto, que foi distinguido, em 2008, com a Grã-Cruz da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, tem participado em colóquios e congressos na área do estudo e revitalização do património arquitetónico em Portugal continental e nos Açores, bem como no Brasil.

A exposição "A Terceira e Angra do Heroísmo. Momentos da vida de um património arquitetónico" estará patente até 17 de abril.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: