segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sessão Oficial de Abertura da 2ª Edição Mestrado Erasmus Mundus em Ordenamento do Espaço Marítimo

Dia 6 de Março pelas 14:00 decorrerá no Anfiteatro B da Universidade dos Açores, a Sessão Oficial de Abertura da 2ª Edição Mestrado Erasmus Mundus em Ordenamento do Espaço Marítimo, que contará com uma sessão de boas-vindas aos alunos pelo Exmo. Sr. Diretor do Departamento de Biologia, o Exmo. Sr. Secretario Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e pela Coordenadora do Mestrado na Uaç, a Professora Helena Calado, seguindo-se as palestras proferidas pela Prof.ª Doutora Marta Chantal da Faculdade de Direito do Porto e pelo Prof. Dr. Aldino Campos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

Informa-se que esta palestra é aberta à comunidade, mas sujeita a inscrição.

O Erasmus Mundus Master Course on Maritime Spatial Planning (EMMCMSP) foi criado por um consórcio de três universidades europeias através das suas unidades orgânicas: para além da Universidade dos Açores (Departamento de Biologia), a Universitá IUAV di Venezia (Faculdade de Planeamento) e a Universidade de Sevilha (Departamento de Geografía Humana). O EMMCMSP foi aprovado em 2012 pela União Europeia.

O objetivo deste curso mestrado é preparar especialistas em ordenamento do espaço marítimo (OES), capazes de desempenhar funções em instituições públicas e também como profissionais independentes. Os alunos serão formados para encarar a gestão do processo de OES como uma forma prática de garantir: i) o uso racional do espaço marítimo; ii) a conciliação entre desenvolvimento e proteção do ambiente; iii) a concretização de objetivos sociais e económicos de forma planeada.

Através de um quadro multidisciplinar, o mestrado deverá proporcionar: conhecimento integrado sobre as dimensões terrestre, costeira e marinha, know-how em planeamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e políticas e capacidade para gerir processos de decisão no sentido de uma abordagem adaptativa.


Sem comentários: