quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lança vídeo para promover Linha de Emergência Médica

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) apresentou hoje, em Angra do Heroísmo, numa cerimónia que assinalou o Dia Mundial da Proteção Civil, um vídeo promocional da Linha de Emergência Médica, bem como da sua articulação com os meios de emergência.

O presidente do SRPCBA salientou, na sua intervenção, que este vídeo, que será amplamente divulgado junto da população açoriana, “pretende incutir na sociedade civil a importância do número europeu de socorro – 112”.

“Quisemos realçar neste vídeo a situação real que ocorre quando é contatado o 112, isto é, que, mesmo durante o período de questionário feito pelo enfermeiro ao utente em linha, os meios já estão a ser mobilizados para o local”, afirmou José Dias, frisando que esta estratégia adotada pelo SRPCBA “tem vindo a funcionar muito bem nos casos de emergência”.

A apresentação do vídeo promocional da Linha de Emergência Médica e do novo Portal do SRPCBA, bem como as várias atividades e ações de sensibilização, envolvendo cerca de 550 crianças entre os 2 e os 18 anos de várias escolas públicas e privadas da ilha Terceira, marcam as comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que decorrem de hoje até sexta-feira, numa iniciativa do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Estas atividades, a decorrer na sede do SRPCBA, em Angra do Heroísmo, contam com a participação dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, GNR, PSP, Exército, Força Aérea, Autoridade Marítima, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Florestais e de Saúde Escolar.

Durante os três dias de atividades, o SRPCBA disponibiliza aos alunos iniciativas como a Escolinha dos Primeiros Socorros e ações de sensibilização sobre Segurança Contra Incêndios, Linha 112 e Segurança no Mar.

Paralelamente, em diversos quartéis de bombeiros voluntários da Região, decorrem atividades associadas à celebração da efeméride e destinadas à comunidade escolar.

O Dia Mundial da Proteção Civil é assinalado a 1 de março, data em que entrou em vigor a constituição da Organização Internacional de Proteção Civil, numa iniciativa que visa atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à Proteção Civil, nomeadamente para a prevenção e promoção de uma cultura de segurança.



GaCS

Sem comentários: