quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vacinação Antigripal regista um aumento de 3% em 2015

A Direção Regional da Saúde registou, até à data, um aumento de três por cento na taxa de cobertura de vacinação contra a gripe da população açoriana com mais de 65 anos, face aos dados da época gripal do ano passado.

Os registos indicam que, entre 1 de outubro de 2014 e 20 de fevereiro de 2015, já receberam a vacina contra a gripe 13.438 Açorianos naquela faixa etária, de um total que ronda os 32 mil utentes.

Os açorianos com 65 ou mais anos são um grupo muito vulnerável, sendo a vacinação contra a gripe a principal medida recomendada para prevenção da doença e das suas complicações.

Nesse sentido, o número de pessoas vacinadas deste grupo prioritário na época gripal subiu de 39% em 2013/2014 para 42% em 2014/2015.

A gripe é uma doença aguda contagiosa, causada por um vírus que, na maioria das situações, cura espontaneamente, no entanto, em alguns grupos mais vulneráveis, a gripe pode complicar-se, originar doença grave, internamento e, eventualmente, morte.

Em Portugal, a gripe manifesta-se principalmente durante o inverno, com um padrão de incidência predominante, nos últimos anos, em janeiro e fevereiro.

A Direção Regional da Saúde mantém a recomendação da vacinação contra a gripe como principal medida de prevenção da doença e das suas complicações, principalmente nas pessoas mais vulneráveis, como as que têm mais de 65 anos e as portadoras de doenças crónicas, grupos para os quais a vacina é gratuita.

A vacinação contra a gripe deve, preferencialmente, ser feita até ao fim do mês de dezembro, podendo, no entanto, decorrer durante todo o inverno, aconselhando-se que as pessoas pertencentes a estes grupos e que ainda não foram vacinadas se dirijam ao seu Centro de Saúde para administração da vacina, sem qualquer encargo.

Apesar de a vacinação ser a melhor forma de prevenção, sobretudo em relação às complicações graves, são também consideradas essenciais as medidas que reforçam o controlo da doença, tais como a higiene das mãos e as regras de etiqueta respiratória de tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço.

As pessoas com sintomatologia gripal deverão ligar para a Linha Saúde Açores (808 24 60 24), evitando deslocar-se diretamente aos serviços de saúde.



GaCS

Sem comentários: