quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Museu do Pico apresenta a Peça do Mês

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, de 1 a 31 de março, a apresentação da Peça do Mês, uma bicicleta "Raleigh” comprada em 1939 por Francisco Joaquim Machado, que a ofereceu ao Museu do Pico em 2011.

Francisco Joaquim Machado, natural das Lajes do Pico, era barbeiro de profissão, mas foi no mar e na caça à baleia que se notabilizou, transformando-se numa figura incontornável da história local.

Baleeiro durante quase 50 anos, ocupando as funções de remador, arpoador, oficial e mestre de lancha, utilizava a bicicleta para chegar mais rapidamente aos botes que estavam de partida para o mar.

Francisco Joaquim Machado, que foi condecorado pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, pertenceu à Comissão Instaladora do Museu dos Baleeiros, tendo mantido ao longo dos anos uma relação de intensa e reconhecida dedicação com o Museu do Pico, a quem ofereceu a sua lendária bicicleta, que será exposta como peça de destaque do mês de março.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: