quinta-feira, 26 de março de 2015

Cooperação entre os Açores e o Rio Grande do Sul com impulso renovado

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas afirmou, no Brasil, o empenhamento do Governo dos Açores no fortalecimento das relações de cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul, que têm registado nos últimos anos um desenvolvimento significativo.

Rodrigo Oliveira, que falava quarta-feira, em Porto Alegre, no final de um encontro com o Governador do Estado, frisou que José Ivo Sartori “transmitiu ser um grande entusiasta e conhecedor da matriz cultural açoriana no Rio Grande do Sul e igualmente empenhado na continuação e aprofundamento desta cooperação”.

“Este encontro com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul teve como objetivo primeiro, e no início de um novo mandato do governo gaúcho, transmitir as melhores saudações institucionais por parte do Governo dos Açores e o seu empenhamento na continuidade do desenvolvimento das relações institucionais e políticas, que atingiram um grande nível de desenvolvimento nos anos mais recentes", salientou o Subsecretário Regional da Presidência, que estava acompanhado na reunião pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves.

Neste encontro estiveram também presentes o Secretário Estadual da Cultura, Vítor Hugo Alves da Silva, conhecido no meio cultural pelas fortes ligações com as raízes açorianas, bem como o Presidente da Casa dos Açores neste estado brasileiro, Regis Gomes, e o Presidente do Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore, Vinicius Brum, “instituições que serão parceiras na concretização destas novas perspetivas de ação”.

Rodrigo Oliveira transmitiu, nesta reunião, um convite do Presidente do Governo dos Açores para que o Governador do Estado do Rio Grande do Sul visite a Região, afirmando que seria "uma honra para os Açores e um sinal da importância histórica e da amizade que une os povos Açoriano e Gaúcho receber a visita do Governador deste próspero e importante Estado brasileiro, com mais de 11 milhões de habitantes”.

Depois deste encontro com o Governador do Estado, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se também com o Prefeito de Gravataí, Marco Alba, município onde está sedeada a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.

No encontro, que contou também com a presença do Presidente da Câmara, Juares Souza, e diversos vereadores, foi destacada a cooperação e o apoio do município à Casa dos Açores.

Rodrigo Oliveira considerou que este apoio e cooperação “é fruto do importante papel que a Casa dos Açores desempenha na cidade de Gravataí, merecendo das instituições políticas o reconhecimento e respeito pela história do Povo Açoriano em terras gaúchas e o seu contributo, ao longo dos séculos, na formação, desenvolvimento e progresso deste Estado”.



GaCS

Sem comentários: