quinta-feira, 19 de março de 2015

Hernâni Jorge afirma que curso de guias de parques naturais “acrescenta valor aos serviços” das empresas de turismo

O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na Horta, que o curso de guias de parques naturais que o Governo dos Açores vai promover em todas as ilhas do arquipélago visa “valorizar o conhecimento das áreas naturais da Região, em especial das áreas protegidas” inseridas nos Parques Naturais de Ilha, mas também “acrescentar valor aos serviços que são prestados pelas empresas”.

“Este é também um sinal do trabalho que o Governo dos Açores tem desenvolvido na melhoria da qualidade dos serviços que são prestados pelos Parques Naturais dos Açores, qualificando, neste caso em particular, os formandos para o turismo de natureza, no contexto do desenvolvimento sustentável que pretendemos para a nossa Região”, afirmou Hernâni Jorge.

Nesse sentido, adiantou, o primeiro curso, “cuja inscrições já estão abertas, inicia-se já no próximo dia 27, na ilha do Pico”, contemplando também uma “formação específica para os guias de montanha”.

Hernâni Jorge adiantou ainda que se vão seguir “formações idênticas na generalidade dos Parques Naturais de Ilha”, concretamente, no próximo outono, “no Faial, que englobará também um módulo específico dos guias da Caldeira, e nas ilhas Terceira e S. Miguel”.

No primeiro semestre de 2016, serão realizados cursos em Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

O Curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, é realizado pela Direção Regional do Ambiente, em parceria com o Turismo dos Açores, e em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo,

A formação abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno.

Os interessados podem obter mais informações sobre o curso no sítio dos Parques Naturais dos Açores na Internet ou através do telefone 295 216 480, e inscreverem-se através do endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/images/pni_pico/Imagens/ficha%20de%20inscricao.pdf. 

Anexos:
2015.03.19-DRA-CursoGuia.mp3

GaCS

Sem comentários: