segunda-feira, 23 de março de 2015

Governo investe na melhoria das condições de operacionalidade dos portos de pesca da Região

O Diretor Regional das Pescas afirmou hoje, no Faial, que o Governo dos Açores "está a trabalhar para melhorar as condições de segurança e de operacionalidade" dos portos de pesca do arquipélago.

Luís Costa falava no Porto de Pescas do Varadouro, na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da nova grua, que tem capacidade para a varagem de embarcações até cinco toneladas.

“Este investimento, de cerca de 55 mil euros, por parte do Governo Regional vai garantir aos pescadores que utilizam esta infraestrutura melhores condições de trabalho”, afirmou o Diretor Regional, acrescentando que este investimento “é de extrema importância tendo em conta que o porto do Varadouro é o que está mais próximo da maioria dos bancos de pesca da ilha do Faial”.

Luís Costa salientou ainda que o Governo dos Açores vai colocar três gruas novas nos portos de pescas da Praia da Vitória, na ilha Terceira, da Madalena, no Pico, e no Porto das Poças, nas Flores, com o objetivo de “melhorar as condições de segurança e de operacionalidade dos pescadores açorianos”.

Para além da instalação da nova grua, a obra de beneficiação do porto do Varadouro incluiu também a regularização da parede rochosa do cais acostável na zona de atracação e o alargamento do parque de estacionamento, com a remoção de algumas rochas, de modo a facilitar as manobras com reboques para embarcações.

O Diretor Regional das Pescas entregou as chaves da grua aos pescadores que operam neste porto, frisando que este investimento “vem dar resposta a uma aspiração antiga dos profissionais da pesca desta zona da ilha do Faial”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: