sexta-feira, 20 de março de 2015

Governo dos Açores abre concurso para conclusão do Centro de Interpretação do Ananás

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, autorizou a abertura do procedimento para a adjudicação da empreitada do Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, em S. Miguel, por cerca de 400 mil euros e com um prazo de execução de cerca de seis meses.

Este procedimento surge na sequência da resolução do contrato com o anterior empreiteiro.

O projeto prevê a recuperação e ampliação de um edifício situado no centro da freguesia da Fajã de Baixo, no concelho de Ponta Delgada, freguesia onde se iniciaram as primeiras plantações de ananás, que se estenderam posteriormente aos municípios de Lagoa e Vila Franca do Campo.

Esta importante localização do edifício, a nível concelhio, ganha nova projeção por estar situado no Largo da Igreja, junto a dois edifícios emblemáticos e de valor patrimonial reconhecido, que são a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos e o Solar de Fonte Bela, e também pela possibilidade de conduzir os visitantes para outros pontos da ilha igualmente relacionados com a cultura do ananás.

Uma vez que as áreas do edifício existente eram exíguas para o programa pretendido, optou-se por aumentar a área do Centro de Interpretação ampliando a cave e alargando-a a toda a extensão do edifício.

O acesso principal ao Centro de Interpretação da Cultura do Ananás foi colocado na fachada poente, enquanto o acesso por rampa, para pessoas com mobilidade condicionada, foi colocado na fachada nascente, ambos dando acesso à Sala de Entrada, onde se encontrará a receção, com produtos de 'merchandising' ligados à cultura do ananás e que irão complementar os conteúdos apresentados no Espaço Expositivo.

No primeiro piso funcionará a Sala de Leitura, que terá uma pequena biblioteca onde estarão disponíveis livros e documentação diretamente relacionados com a temática do Centro de Interpretação.


GaCS

Sem comentários: