sexta-feira, 27 de março de 2015

Luís Neto Viveiros anuncia investimento de 1,8 ME na eletrificação de 71 explorações leiteiras

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou hoje que o Governo dos Açores vai proceder à eletrificação de 71 explorações agrícolas que apresentaram pedidos de fornecimento de energia elétrica à IROA, num investimento público global de 1,8 milhões de euros, contribuindo, desta forma, para o aumento do rendimento dos produtores de leite.

A eletrificação permite a instalação de sistemas de frio nas explorações, o que, frisou Luís Neto Viveiros, “só por si permite uma valorização do leite”, pois as indústrias aplicam uma majoração ao preço pago por cada litro que seja entregue refrigerado em fábrica.

O Secretário Regional adiantou ainda que, “a fim de potenciar esse investimento, a IROA desencadeou um processo de cooperação com a EDA” que permitirá acelerar os processos, que vão, assim, ser todos executados até ao final da legislatura com recurso ao Programa de Desenvolvimento Rural e a fundos regionais.

“Estamos a contribuir, de uma forma muito direcionada, para proporcionar aos nossos agricultores não só melhores condições de trabalho mas, sobretudo, condições que permitam valorizar o seu leite, aumentar o rendimento das explorações e, desta forma, contribuir para a melhoria da sua competitividade”, afirmou.

O Executivo Regional, através da IROA, vai também proceder à melhoria das infraestruturas existentes, num investimento global de mais de 200 mil euros, beneficiando 13 explorações.

Luís Neto Viveiros falava à margem de uma visita a uma exploração leiteira eletrificada na Fajã de Cima, no concelho de Ponta Delgada, em que também participaram os presidentes da Associação Agrícola de S. Miguel e dos Jovens Agricultores Micaelenses, além de membros da administração da IROA e da EDA.

O Secretário Regional realçou o sucesso do projeto de modernização desta exploração, desenvolvido pelo empresário Eugénio Câmara, que inclui uma rede de frio e uma sala de ordenha informatizada.

”É um projeto de sucesso e que vem em linha daquilo que tem sido feito no setor agrícola no âmbito da modernização das empresas agrícolas, conferindo-lhes maior capacidade de produção, mais eficiência e, sobretudo, mais competitividade, o que é um aspeto determinante para que se encare com confiança os desafios com que nos vamos deparar”, frisou o titular da pasta da Agricultura.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, além do incremento no investimento em eletrificação, vai investir este ano cerca de 2,5 milhões de euros em infraestruturas de abastecimento de água, que terá, assim, um aumento de 57% em comparação com 2014 e de 15% relativamente à média dos últimos cinco anos.

A realização destas empreitadas, através da IROA, traduzirá um aumento em 2.640 m3 da capacidade de armazenamento e em mais 20 quilómetros de condutas e 250 ramais.

O Governo dos Açores calendarizou também na Carta Regional de Obras Públicas mais sete empreitadas de construção de novos caminhos rurais e florestais nas ilhas de S. Miguel, Graciosa, S. Jorge e Flores, num investimento previsto de 2,5 milhões de euros, que beneficiará mais de 250 empresários agrícolas.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: