sexta-feira, 20 de março de 2015

Paulo Teves anuncia segunda edição do concurso Açores: Mar de Culturas para divulgar diversidade cultural da Região

O Diretor Regional das Comunidades anunciou hoje, na Ribeira Grande, o lançamento da segunda edição do concurso Açores: Mar de Culturas, que visa a divulgação da diversidade cultural existente nos Açores.

“Assistimos hoje, nesta Região historicamente marcada pela emigração, a uma convergência cultural motivada pelo fenómeno imigratório, enformado por residentes de 75 nacionalidades diferentes”, afirmou Paulo Teves, que falava na Escola Secundária da Ribeira Grande, no âmbito de uma aula sobre ‘Os Açores e as Migrações’.

Para o Diretor Regional, “é fundamental que os jovens nos Açores desempenhem, cada vez mais, um papel ativo na divulgação do fenómeno imigratório existente no arquipélago, de modo a promover a melhor relação entre diferentes culturas no seio das sociedades onde estão inseridos, sobretudo no meio escolar”, acrescentando que a iniciativa agora anunciada se insere nas atividades promovidas “no âmbito na educação intercultural”.

Paulo Teves revelou que a segunda edição deste concurso, organizado pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, destina-se aos alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade, bem como aos estudantes dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores no presente ano letivo.

Para participarem nesta iniciativa, os alunos deverão concorrer em grupos de três e apresentar um trabalho em vídeo, em forma de reportagem jornalística, histórica e/ou de natureza criativa, devendo designar, obrigatoriamente, um professor como responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto.

O projeto concorrente deverá ser entregue na Direção Regional das Comunidades até 31 de maio, sendo a divulgação do vencedor efetuada até 31 de julho.

“Tendo como tema a imigração, com enfoque na divulgação da diversidade cultural nos Açores, os trabalhos deverão incidir na sensibilização da sociedade para as questões da cidadania,  igualdade, interculturalidade e combate à discriminação”, frisou o Diretor Regional, anunciando que “a equipa vencedora e o professor responsável serão premiados com uma viagem a Cabo Verde, onde terão a oportunidade de conhecer o país, a cultura e as tradições de uma das principais comunidades de imigrantes residentes na Região Autónoma dos Açores”.

A primeira edição deste concurso teve como vencedores Ana Amaral, Olívia Taveira e Tatiana Teves, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, sob orientação do professor Pedro Trindade.

O prémio pelo trabalho apresentado resultou numa deslocação a Lisboa e a Genebra, de 11 a 16 de setembro de 2014, onde visitaram diversas instituições que trabalham na área das migrações, nomeadamente o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante e o Alto Comissariado para as Migrações, ambos em Lisboa, assim como a Organização Internacional das Migrações e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, em Genebra.

Na sua intervenção, Paulo Teves desafiou os jovens “à participação ativa nesta iniciativa, contribuindo para a construção de um mundo cada vez mais solidário, igualitário e respeitador dos direitos humanos”.

Os interessados podem obter mais informações sobre o Concurso Açores: Mar de Culturas e o respetivo formulário de candidatura na página da Direção Regional das Comunidades do Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-ssrpre-drcomunidades.



GaCS

Sem comentários: