segunda-feira, 30 de março de 2015

Paulo Teves destaca papel das comunidades da diáspora na promoção dos Açores nas sociedades de acolhimento

O Diretor Regional das Comunidades destacou, no Rio de Janeiro, a importância das comunidades açorianas emigradas no Brasil na “promoção do arquipélago, em diversas áreas, junto das sociedades onde estão implementadas”.

“As nossas comunidades da diáspora têm cooperado na resposta aos desafios atuais dos Açores e dos Açorianos”, afirmou Paulo Teves, que falava domingo num encontro com a comunidade açoriana, na sede da Casa dos Açores do Rio de Janeiro.

Para o Diretor Regional, “os Açores de hoje, através do seu visível desenvolvimento, mercê da afirmação autonómica nas últimas décadas, devem ser motivo de orgulho para todos quantos enveredaram pela emigração”, acrescentando que a “ampla e abrangente” diáspora açoriana “teve e tem uma ação determinante na construção de um futuro que se quer promissor para as gerações vindouras”.

“Desejamos e é necessário, para que não se perca no tempo o legado construído neste país, que os jovens açor-descendentes sejam capazes de perpetuar, dinamizar e divulgar as nossas ilhas nas suas comunidades”, afirmou.

Na sua intervenção, o Diretor Regional das Comunidades salientou que “a distância geográfica e, em muitos casos, a temporal, não impossibilitou nem condicionará a permanente parceria com todos aqueles que, dentro das suas instituições ou de forma individual, se preocupam com os Açorianos de ambos os lados do Atlântico, com os Açores e com as comunidades da diáspora”.

Nesta deslocação ao Brasil, o Diretor Regional esteve reunido no sábado com a direção da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, num encontro em que foram analisadas as principais ações desenvolvidas por esta instituição, nomeadamente a sua divulgação, através do recurso às novas tecnologias, bem como a apresentação do plano de atividades para este ano.

Paulo Teves elogiou o trabalho apresentado, destacando a presença de muitos jovens na direção desta Casa dos Açores, o que representa “o dinamismo, empenho e dedicação desta presidência e das que antecederam em cativar nos açor-descendentes a afetividade à Região”.

No dia anterior, numa reunião com a Casa dos Açores de São Paulo, o Diretor Regional reafirmou o empenho do Governo dos Açores na criação e fortalecimento de sinergias entre os diversos parceiros na consolidação da Açorianidade neste Estado brasileiro.

“A Casa dos Açores de São Paulo tem desenvolvido a sua ação em duas grandes áreas, por um lado a preservação da identidade cultural açoriana neste Estado e, por outro, a divulgação da Região Autónoma dos Açores, numa intervenção mais abrangente”, salientou Paulo Teves, afirmando que “através desta dupla missão, tem sido possível ter mais Açores e mais Açorianidade no Brasil ”.



GaCS

Sem comentários: