quarta-feira, 18 de março de 2015

Dia Mundial da Floresta assinalado com mais de meia centena de ações em todas as ilhas dos Açores

A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou hoje, na Praia da Vitória, a realização de mais de meia centena de ações de sensibilização em todas as ilhas dos Açores para assinalar o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta, que se comemoram, respetivamente, a 20 e 21 de março.

Estas iniciativas, que começaram no início desta semana e se prolongam até sábado, são desenvolvidas em parceria com diversas entidades públicas e privadas da Região.

Anabela Isidoro falava na abertura de uma exposição de árvores endémicas patente na praça Francisco Ornelas, onde decorrem durante três dias atividades pedagógicas promovidas em conjunto com o Município da Praia da Vitória e o Regimento de Guarnição N.º1.

Na sua intervenção, a Diretora Regional salientou a importância de divulgar junto dos mais novos a floresta endémica dos Açores, assim como a sensibilização da população para a importância dos serviços prestados pela floresta, nomeadamente ao nível da proteção dos recursos de água e do solo.

As iniciativas inseridas no programa de comemorações envolvem cerca de 3.000 participantes em todo o arquipélago e incluem ações de sensibilização destinadas especialmente aos alunos das escolas da Região, tais como visitas a viveiros, palestras, 'peddy-pappers', plantação de endémicas e requalificação de recintos escolares com plantações diversas.

Serão ainda promovidas atividades dirigidas ao público em geral, como a divulgação das Reservas Florestais de Recreio, da flora e floresta endémica dos Açores e das várias áreas de intervenção dos Serviços Florestais de Ilha, como os viveiros florestais.



GaCS

Sem comentários: