sexta-feira, 20 de março de 2015

Governo dos Açores requalifica circuitos logísticos em S. Miguel e nas Flores

O Governo dos Açores lançou hoje a concurso mais duas empreitadas para reabilitação de troços de estrada nas ilhas de S. Miguel e das Flores, orçadas em mais de 1,2 milhões de euros e que integram o conjunto de obras recentemente anunciado pelo Presidente do Governo.

As empreitadas, que vão decorrer nos concelhos do Nordeste e Povoação, em S. Miguel, e de Santa Cruz e Lajes, nas Flores, estão previstas na Carta Regional das Obras Públicas (CROP).

Na ilha de S. Miguel, a obra envolve a primeira fase da reabilitação do troço da Estrada Regional N.º 1-1.ª, entre Garcias e Água Retorta, numa extensão de 3,2 quilómetros.

Esta empreitada representa um investimento estimado de aproximadamente 600 mil euros e tem uma duração prevista de três meses, a que se seguirá a segunda fase, numa extensão de 7,6 quilómetros.

A intervenção está inserida num projeto alargado de melhoria de acessibilidades entre os concelhos da Povoação e do Nordeste, onde estão também previstas outras intervenções, a jusante e a montante do troço que agora será intervencionado, nomeadamente na proximidade das localidades da Pedreira (Nordeste) e da Lomba do Alcaide (Povoação).

Esta ligação interconcelhia é uma das prioridades elencadas no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, sendo um dos circuitos logísticos terrestres alvo de intervenções no decorrer do novo período de programação financeira.

A empreitada a realizar na ilha das Flores desenvolve-se, em grande parte, no concelho das Lajes, contemplando intervenções nos ramais de acesso ao Mosteiro e à Fajãzinha, incluindo também, na Vila das Lajes, a beneficiação da Rua dos Baleeiros e a requalificação da entrada norte.

Nestas intervenções está prevista a melhoria dos sistemas de drenagem e do pavimento, além da criação de condições para circulação pedonal.

Esta obra irá decorrer ao longo de 10 meses, sendo o preço base de lançamento do concurso de aproximadamente 650 mil euros.



GaCS

Sem comentários: