sábado, 21 de março de 2015

Vasco Cordeiro anuncia investimentos de nove milhões de euros na rede de apoios sociais à infância e juventude nos Açores

O Presidente do Governo anunciou hoje, no Nordeste, o lançamento de novas obras este ano para o reforço e a melhoria da rede de apoios sociais à infância e juventude, num investimento global superior a nove milhões de euros.

Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da Creche da Casa do Trabalho do Nordeste, da Santa Casa da Misericórdia local, salientou que, até ao final do ano, estarão em curso ou terão início os procedimentos de concurso público de mais nove empreitadas inscritas na Carta Regional de Obras Públicas relacionadas com a construção, requalificação ou ampliação de equipamentos vocacionados para a infância e juventude.

A construção da Creche e Jardim de Infância do Corvo, da Creche do Paim, em Ponta Delgada, e da Creche de Água de Pau, assim como a remodelação da Creche e Jardim de Infância de Angra do Heroísmo e a requalificação do edifício da Creche O Castelinho, na Horta, foram exemplos apontados pelo Presidente do Governo.

“Este trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo Regional dirige-se a todos os Açorianos e tem o objetivo claro e inequívoco de dar melhores condições para o reforço da coesão social e da coesão regional”, afirmou Vasco Cordeiro, frisando que “é também através deste tipo de investimento que podemos criar condições para ganhar o futuro para os Açores e construir uns Açores melhores”.

A obra que hoje simbolicamente teve início no Nordeste envolve um investimento público superior a meio milhão de euros e permitirá dotar o concelho com uma creche com capacidade para acolher diariamente 23 crianças.

“O lançamento da primeira pedra da futura Creche da Casa do Trabalho do Nordeste vem responder a uma legítima aspiração dos Nordestenses”, afirmou o Presidente do Governo, frisando ainda que esta obra “culmina uma importante etapa, na medida em que todos os 19 concelhos da Região passam a dispor de uma valência de creche”.

Vasco Cordeiro salientou que o concelho do Nordeste é um dos que tem vindo a apresentar taxas positivas de crescimento de população e de natalidade, contrariando a tendência nacional, destacando, por isso, a importância da nova creche para dar resposta “às expetativas dos casais trabalhadores”, melhorando as condições para a “conciliação da vida pessoal e profissional”.

Este é, segundo o Presidente do Governo, um trabalho que tem vindo a ser realizado em parceria com as IPSS, registando que, na última década, o investimento público nos Açores na área da infância e juventude “aumentou mais de 500%, passando de 1,95 milhões de euros em 2004 para mais de 5,8 milhões em 2013”.

“O momento atual apresenta desafios acrescidos que convocam as entidades públicas e as entidades na área do apoio social que querem trabalhar connosco, mas a dimensão da tarefa que temos à frente não pode fazer esquecer o percurso que já fizemos. É este percurso que nos dá a melhor garantia de que somos capazes também de vencer os desafios do futuro”, salientou.

“Aquilo que podemos constatar é que, no meio deste vendaval que temos atravessado nos últimos anos, destes desafios que a conjuntura economia e social nos coloca, a Região Autónoma dos Açores, não apenas na componente pública mas nesta aliança que se forma com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, tem dados provas e tem construído soluções para que, até ao limite dos nossos recursos e até ao limite das nossas disponibilidades, tenhamos uma Região onde possamos dizer que não deixamos ninguém para trás”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, frisou que “isto não significa que o trabalho está todo feito, isto significa que temos consciência do que ainda falta fazer, mas que, legitimamente, todos os Açorianos podem ter fundado e legitimo orgulho naquilo que, enquanto Região e enquanto povo, alcançamos, sobretudo nestes tempos que tanto colocam a teste a nossa solidariedade e a nossa capacidade de servir as pessoas”.

Anexos:
2015.03.21-PGR-1ªPedraCrecheSCMN.mp3

GaCS

Sem comentários: