quarta-feira, 25 de março de 2015

Museu de Florianópolis vai ter espaço dedicado aos Açores, anuncia Rodrigo Oliveira

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, no Brasil, que o futuro museu da cidade de Florianópolis vai ter um espaço dedicado “aos Açores, ao resgate da memória da matriz cultural açoriana” nesta cidade, mas onde também será possível mostrar aos visitantes a realidade atual da Região.

“Esta é uma parceria muito importante, que será articulada entre a Prefeitura de Florianópolis, o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, a Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina e o Governo dos Açores, no sentido de ser operacionalizada esta presença de um espaço açoriano no museu da cidade”, afirmou Rodrigo Oliveira, que falava terça-feira no final de um encontro com o Prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior.

Rodrigo Oliveira salientou que se tratou de uma reunião “muito importante”, não só por ter permitido uma renovação da “parceria e proximidade institucional” entre os Açores e Florianópolis, mas também pelos resultados concretos que permitiu obter.

Nesse sentido, além do compromisso de uma parceria para consagrar aos Açores um espaço no futuro museu desta cidade brasileira, foi também acordada a cedência à Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina de um espaço no Mercado Municipal de Florianópolis, onde será possível “mostrar todo o trabalho que é desenvolvido no âmbito do resgate da memória e cultura açoriana em diversas áreas”.

“Será também um espaço de promoção, de articulação e de diálogo dos Açores com a população de Florianópolis, mas também de uma afirmação dos Açores de hoje e de promoção dos produtos açorianos em Florianópolis”, frisou o Subsecretário Regional.

Rodrigo Oliveira salientou ainda que o encontro com o Prefeito de Florianópolis permitiu também “um compromisso de continuidade na exploração de novas perspetivas de cooperação e colaboração”, adiantando que o autarca brasileiro deverá deslocar-se aos Açores no início do segundo semestre deste ano, numa visita que possibilitará “aprofundar e desenvolver novas possibilidades de cooperação, por exemplo no âmbito turístico e económico, além do institucional”.

Nesta reunião estiveram presentes também o Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, o presidente e o vice-presidente da Casa dos Açores, Jone Cézar de Araújo e Sérgio Ferreira, respetivamente, além do Secretário Municipal da Cultura de Florianópolis, Luiz Moukarzel.

No segundo dia da deslocação ao Brasil, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas encontrou-se também com o Secretário Adjunto do Turismo, Cultura e Desporto de Santa Catarina, Jaime José Mora, e com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin.

Nestes encontros, em que também participaram elementos da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina e do Núcleo de Estudos Açorianos, esteve em análise a cooperação institucional e comunitária nas áreas da Cultura e do Turismo, com destaque para as diversas manifestações de cariz açoriana que existem em inúmeros municípios deste estado brasileiro.

Rodrigo Oliveira teve ainda um encontro com os membros da direção da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina e visitou a exposição de trabalhos em olaria de Osmarina e Paulo Villalva, que incluem obras que retratam as vivências açorianas presentes no sul do Brasil desde o século XVIII.

Anexos:
2015.03.25-SsRPRE-Florianópolis.mp3

GaCS

Sem comentários: