segunda-feira, 30 de março de 2015

Luís Neto Viveiros destaca importância da plantação de 7.300 novas árvores no Faial

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente visitou hoje, no Faial, uma parcela de cerca de dois hectares, numa área marginal da pastagem baldia do Núcleo Florestal da Falca, no Capelo, que foi este ano arborizada com 7.300 plantas de criptoméria.

Luís Neto Viveiros destacou as vantagens deste projeto que está a ser desenvolvido pelos serviços de ilha da Direção Regional dos Recursos Florestais e que envolve duas componentes.

“Uma primeira componente tem a ver com a arborização de um espaço que era um antigo baldio e que, pelas suas características em termos de relevo, não permite aproveitamentos agrícolas”, afirmou o titular da pasta da Agricultura.

Os trabalhos de plantação nesta parcela de terreno iniciaram-se em janeiro e prolongaram-se por 11 dias, envolvendo cerca de 10 trabalhadores.

Luís Neto Viveiros acrescentou, no entanto, que a arborização destas áreas marginais baldias revela-se benéfica tanto ao nível produtivo, como das condições de pastoreio, aproveitando espaços mais inóspitos e menos produtivos.  

Nesse sentido, salientou que as novas árvores, após o seu crescimento, vão também proporcionar uma “boa cortina de abrigo para a outra parte do projeto”, relativa ao emparcelamento da restante área de cerca de 71 hectares de pastagem baldia para arrendamento a produtores de leite e de carne da ilha e que foi desenvolvida em conjunto com as associações agrícolas do Faial.
Luís Neto Viveiros salientou que as parcelas, através de um concurso que se realizou há alguns meses, foram atribuídas em regime de arrendamento, desde 1 de janeiro deste ano, “a 18 agricultores do Faial, 10 deles produtores de leite”.

O Secretário Regional acrescentou que esta medida também permite contribuir para o "incremento da produção de leite da ilha” e para rentabilização da indústria local.

Este modelo deverá estender-se aos outros núcleos do Perímetro Florestal do Faial, como o do Capelo, com 83 hectares, onde já se instalaram 3.000 plantas na zona envolvente da saibreira do Cabeço Verde.

A Região disponibiliza atualmente cerca de quatro mil hectares de pastagens baldias sob a sua gestão a mais de 1.450 agricultores açorianos.

Anexos:
2015.03.30-SRAA-VisitaNúcleoFlorestalCapelo.mp3

GaCS

Sem comentários: