segunda-feira, 4 de maio de 2015

Avelino Meneses afirma que reabilitação do Cinema do Aeroporto é a concretização de compromisso assumido com os marienses

O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou hoje, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores vai promover a reabilitação do antigo Cinema do Aeroporto, num investimento de cerca de quatro milhões de euros que concretiza um compromisso assumido com os marienses.

Avelino Meneses, que falava na apresentação do estudo prévio do projeto de reabilitação do edifício construído pelos norte-americanos, salientou que esta é “uma casa que conta muito da história contemporânea de Santa Maria”, acrescentando esperar que o projeto possa estar concluído “ainda na primeira metade deste ano”, de forma a que o concurso possa ser lançado antes do final do ano e a obra tenha início “ainda no decurso desta legislatura”.

O Secretário Regional frisou que o futuro Cinema do Aeroporto será “uma casa de espetáculos em linha com as demais que existem no arquipélago”, revelando, por exemplo, que o palco será igual ao que existe no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, o que permitirá reduzir custos para a apresentação de espetáculos.

O antigo cinema está encerrado desde 2007 por questões de segurança, devendo a sua reabilitação criar condições para que possa receber espetáculos de teatro e dança, mas também conferências, música e cinema.

Avelino Meneses frisou, no entanto, que este não é o único investimento que está a ser preparado em Santa Maria na área da cultura, apontando também a construção do novo polo do Museu de Santa Maria e a musealização da antiga torre de controlo do aeroporto.

“A primeira obra a avançar será a construção do novo polo do Museu de Santa Maria”, afirmou, acrescentando que “o concurso para a empreitada vai ser lançado ainda no decurso da visita estatutária” que o Governo dos Açores está a realizar a esta ilha.

Segundo o Secretário Regional, seguir-se-á a reabilitação do Cinema do Aeroporto e, mais tarde, a musealização da antiga torre de controlo, cujo projeto deverá ser apresentado em “finais de setembro”.

Anexos:
2015.05.04-SREC-CinemaAeroporto.mp3

GaCS

Sem comentários: