segunda-feira, 4 de maio de 2015

Governo vai continuar fiel ao objetivo de “não deixar ninguém para trás”, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que o Executivo Regional vai continuar fiel ao objetivo que definiu para esta legislatura de “não deixar ninguém para trás”, que constitui um fator importante para reforçar a coesão social nas várias ilhas dos Açores.

“Esta responsabilidade que impende sobre os entes públicos de acudir àqueles que estão numa situação de maior fragilidade é feita e assumida, na íntegra, pelo Governo dos Açores, não apenas por si só, mas em parceria com um conjunto vastíssimo de instituições”, afirmou Vasco Cordeiro.

Falando na inauguração do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, no âmbito da visita estatutária à ilha de Santa Maria, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, a necessidade de, no âmbito do novo modelo de financiamento das IPSS, se procurar rentabilizar ao máximo todas as oportunidades para uma gestão criteriosa e rigorosa dos recursos disponíveis.

“Isso é algo de fundamental nos dias que correm, não por uma questão de fortalecimento da capacidade financeira das instituições, mas pela possibilidade que assim se garante de libertar recursos para acudir mais aos que mais precisam”, frisou.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo considerou, ainda, que a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, à semelhança de outras instituições por todos os Açores, é um parceiro essencial para que seja possível responder às questões sociais a diversos níveis.

“Nós estamos apostados e temos consciência da necessidade urgente quanto à resolução a dar para aumentar a resposta do Lar de Idosos. Há trabalho que tem sido feito e algumas possibilidades estão a ser devidamente analisadas por parte do Governo dos Açores”, salientou Vasco Cordeiro.

O Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, uma valência que não existia na ilha de Santa Maria, representa um investimento anual do Governo dos Açores superior a 50 mil euros e disponibiliza um total de 20 novas vagas, assim como alimentação, cuidados de higiene e conforto, apoio psicossocial, animação sociocultural, recreativa e ocupacional, assistência religiosa, entre outros serviços.


Anexos:
2015.05.04-PGR-CentroDiaSCMVP.mp3
GaCS

Sem comentários: