segunda-feira, 4 de maio de 2015

Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria enquadra-se na estratégia de coesão da Região, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje, em Vila do Porto, que o futuro Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria se integra numa estratégia coerente e concertada que visa promover a coesão territorial e económica entre as várias ilhas da Região.

“No caso do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, o cumprimento das suas funções reverterá não apenas em benefício da ilha, como também em benefício da nossa Região”, afirmou Vasco Cordeiro, no início da visita estatutária do Executivo Regional à ilha.

O Presidente do Governo falava na apresentação do estudo prévio do projeto desta nova infraestrutura, que vai resultar da requalificação das antigas Oficinas Gerais ligadas à aeronáutica e que acolherá várias valências, entre as quais uma área museológica, uma incubadora para a instalação de novas empresas e espaços para eventos de promoção, possibilitando a realização de feiras e exposições.

Este investimento, à semelhança de outros na Região, “obedece a uma estratégia coerente e articulada que serve o objetivo de coesão territorial entre as nossas ilhas, aproveitando aquilo que cada uma tem para oferecer e transformando esse potencial num contributo efetivo e concreto para o desenvolvimento dos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou que este projeto é um bom exemplo da utilização do património já existente para assegurar novas facilidades, objetivos e funções e, por essa via, criar novos polos e impulsos para o desenvolvimento económico e social das nove ilhas dos Açores.

“As chamadas Oficinas Gerais vão ser alvo de uma intervenção para servirem, novamente, o desenvolvimento e progresso da ilha de Santa Maria, através de um conjunto de funcionalidades para este espaço que tem a ver não apenas com a preservação da memória, mas também com o fomento do empreendedorismo e da dinâmica empresarial”, afirmou.

Para Vasco Cordeiro, este é mais um exemplo do aproveitamento que o Governo dos Açores tem feito relativamente a infraestruturas que, no caso concreto de Santa Maria, são colocadas ao serviço da valorização da posição da ilha e do seu desenvolvimento económico.

Nesse sentido, apontou o exemplo do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, uma infraestrutura que permitiu criar mais um fator de serviço à Região, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento de Santa Maria, através, por exemplo, do número de dormidas que possibilitou nesta ilha.

Anexos:
2015.05.04-PGR-CentroSantaMaria.mp3

GaCS

Sem comentários: