quinta-feira, 14 de maio de 2015

Exportações açorianas têm vindo a crescer

O Governo dos Açores tem vindo a registar, com satisfação, o crescimento das exportações da Região como resultado do esforço contínuo de capacitação dos agentes económicos e de qualificação das empresas para a economia de bens transacionáveis e para a internacionalização que vem desenvolvendo.

O crescimento verificado é aferível, no entanto, apenas no que se refere às trocas comerciais com a União Europeia e com países terceiros, ficando de fora as trocas comerciais com o restante território nacional, que constitui o principal mercado de destino da produção regional.

Tendo por referência as estatísticas do comércio com o exterior disponibilizadas pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, e considerando especificamente os dados fornecidos pelas indústrias de lacticínios, que representam uma parte considerável da base de exportação dos Açores, constata-se que, em 2013, foram comercializados 207 milhões de euros de produtos lácteos, dos quais 21,7 milhões de euros na própria Região, 169 milhões de euros em Portugal Continental e quatro milhões na Madeira, além de 9,6 milhões de euros na União Europeia e 2,9 milhões de euros em países terceiros.

Assim, os dados do comércio com o exterior, refletidos nas estatísticas de comércio internacional, no caso específico dos produtos lácteos, representam apenas cerca de seis por cento do total que é comercializado.

A comercialização de produtos dos Açores para o exterior vai muito além do que as estatísticas oficiais mostram como exportações e que se limitam ao que é comercializado para a União Europeia e países terceiros.

O mercado interno e o mercado continental têm sido, desde sempre, os principais mercados e aqueles para os quais o Governo dos Açores tem feito um grande esforço de consolidação por via da dinamização da temática dos transportes e da promoção e valorização dos produtos açorianos.

Todos os anos tem vindo a ser desenvolvido um Plano de Feiras e Missões Empresariais, com uma participação ativa das empresas e em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, que se tem revelado fundamental para o aumento do volume de vendas para o exterior.

As empresas que participaram no Plano de Feiras de 2014 fecharam o ano com um aumento global de 7,3 por cento das suas exportações, o que correspondeu a um crescimento de 12 milhões de euros.

Em 2015 está a ser dado um especial enfoque aos mercados da Europa e América do Norte.

Com o objetivo de obviar aos condicionalismos dos transportes, tem vigorado o Sistema de Apoio à Promoção de Produtos Açorianos, que abrange apoios à comercialização, escoamento e transporte de produtos açorianos, estando em processo de notificação à Comissão Europeia um novo Subsistema de Incentivos para a Internacionalização.

Por outro lado, mas não menos importante, no âmbito do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, Competir+, foi criado o Subsistema de Incentivos para o Fomento da Base Económica de Exportação, que visa estimular a economia de bens transacionáveis, incentivando a realização de projetos de investimento que se direcionem para os mercados exteriores à Região.

Recentemente foi também criada a Marca Açores, que pretende projetar o território e a economia regional nos mercados interno e externo, com o intuito de aumentar a perceção de valor da sua oferta, quer ao nível da qualidade dos seus produtos, quer ao nível dos serviços, diferenciando-a a partir dos atributos mais distintivos dos Açores, como a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e a exclusividade natural.

O alargamento da base económica da exportação é um objetivo para o qual o Governo dos Açores delineou uma estratégia consistente, no que diz respeito ao incremento das exportações.

A consciência de que é fundamental o acesso a novos mercados e o aumento da base económica de exportação para o reforço da competitividade do tecido empresarial dos Açores tem motivado o Governo Regional a um significativo esforço de criação de medidas de apoio à atividade económica em todas as ilhas.



GaCS

Sem comentários: