sábado, 2 de maio de 2015

Governo dos Açores inicia segunda-feira Visita Estatutária a Santa Maria

O Governo dos Açores inicia segunda-feira a Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, durante a qual serão apresentados os estudos prévios do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial e do Cinema do Aeroporto, inaugurado um Centro de Dia para idosos e divulgado o projeto do novo polo do Museu de Santa Maria.

Nesta visita de dois dias será também apresentado o Boletim Infantil de Saúde Oral, além de, como habitualmente, o Governo se reunir com o Conselho de Ilha e receber os marienses que pretendam colocar questões diretamente aos membros do Executivo regional.

No primeiro dia da visita, pouco depois da chegada da comitiva governamental a Santa Maria, o Presidente do Governo preside à apresentação do estudo prévio do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial, um projeto que se insere na estratégia de criação de condições para o aumento da competitividade das empresas açorianas e que vai disponibilizar espaços e recursos para as empresas locais, além de possibilitar a dinamização de eventos como feiras e exposições.

Ainda durante a manhã, Vasco Cordeiro vai assistir a uma ação de telemedicina, através de uma ligação entre a Unidade de Saúde de Ilha e o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e preside à apresentação do Boletim Individual de Saúde Oral (BISO), que será entregue nos centros de saúde da Região a todas as crianças a partir dos três anos para registar informações sobre a sua saúde oral.

Durante a tarde, Vasco Cordeiro preside à inauguração do novo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, com capacidade para duas dezenas de utentes, e à apresentação do estudo prévio da reabilitação do edifício do antigo Cinema do Aeroporto, tendo em vista a sua adaptação para acolher espetáculos de teatro, dança, música e cinema, mas também conferências e exposições.

O programa deste dia termina com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

Na terça-feira, o Presidente do Governo preside à inauguração do furo e captação de água subterrânea da Almagreira, que vai beneficiar cerca de 240 explorações agrícolas, e à apresentação do projeto do novo polo do Museu de Santa Maria, a instalar em Vila do Porto, que será especialmente dedicado ao contexto histórico e geológico da ilha.

Ao final da tarde, antes dos membros do Governo receberem os residentes na ilha que lhes pretendam colocar questões diretamente, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura no âmbito de uma política de proximidade com todos os Açorianos, Vasco Cordeiro vai visitar a nova sede do Clube Desportivo Gonçalo Velho, instalada num edifício situado no Núcleo Histórico de Vila do Porto.

O programa desta deslocação do Executivo a Santa Maria, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a investimentos em curso e reuniões com diversas entidades locais.

O lançamento da primeira pedra da Casa dos Fósseis, a apresentação da empreitada de consolidação costeira a norte do Porto da Maia e do projeto de reabilitação da Estrada Regional entre o Arrebentão e a Vigia da Areia, assim como a inauguração da Grande Rota de Santa Maria e a realização de uma sessão de esclarecimento sobre o processo de adesão à Marca Açores são algumas das iniciativas integradas no programa desta visita.



GaCS

Sem comentários: