segunda-feira, 4 de maio de 2015

Governo dos Açores investe 350 mil euros na proteção da orla costeira de Santa Maria

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Santa Maria, que “está aberto" um concurso público para uma obra de proteção da orla costeira na freguesia da Maia, concelho de Vila do Porto.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita à Maia, salientou a importância desta empreitada para “proteger a estrada regional e algumas habitações que podem estar em risco devido à ação do mar e das chuvas, que têm contribuído para a regressão da linha de costa” naquela zona.

“Esta é uma das obras que o Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, tem previstas para este ano a norte do porto da Maia”, acrescentou.

O concurso para a realização da empreitada, publicado hoje em Diário da República, tem um valor base de 230 mil euros e um prazo de execução de 150 dias, sendo que o investimento total previsto, segundo o Secretário Regional, “ascende a cerca de 320 mil euros”.

Esta obra visa a proteção de um troço de 45 metros da orla costeira da Maia, a norte do porto, e consiste na construção de um muro de suporte gravítico em betão na base da arriba, preenchido com material de aterro no seu tardoz.

Este material de enchimento será coberto com hidrosementeira para conferir um melhor enquadramento paisagístico à intervenção.

A drenagem pluvial será garantida pelo desenvolvimento de um sistema de valetas de crista.

“Tendo em conta as alterações climáticas e a subida previsível do nível do mar, o Governo dos Açores está a tomar medidas preventivas e a investir na requalificação da orla costeira da Região”, disse Brito e Abreu.

Segundo o Secretário Regional do Mar, o Executivo "está a preparar também a proteção de mais um troço da orla costeira da Maia, prevendo-se o lançamento do concurso da segunda empreitada ainda este ano”.

Para além das obras de proteção da orla costeira na Maia, Fausto Brito e Abreu anunciou que “esta semana serão enviados convites a quatro empresas para apresentação de propostas para execução da obra de requalificação e proteção costeira do porto de São Lourenço”.

Esta empreitada tem um valor base de cerca de 27 mil euros e um prazo de execução de 30 dias.

O Secretário Regional do Mar afirmou que as obras de requalificação do porto vão trazer “melhores condições de segurança e operacionalidade” aos utilizadores daquela infraestrutura, que apresenta “algumas fragilidades resultantes das intempéries verificadas ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da rampa de varagem, escadas de acesso, e muros de proteção”.

A superfície a intervencionar tem uma área aproximada de 450 m2, incluindo o reforço do prisma de proteção existente.

“As obras de proteção da orla costeira em Santa Maria representam um investimento de cerca de 350 mil euros”, afirmou Brito e Abreu.



GaCS

Sem comentários: