terça-feira, 5 de maio de 2015

Governo dos Açores já investiu meio milhão de euros na recuperação de habitação degradada em Santa Maria

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Vila do Porto, na cerimónia de assinatura de sete protocolos com agregados familiares para apoio à recuperação de habitação de degradada, o esforço que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores ao nível da habitação na ilha de Santa Maria.

“Com estes apoios agora autorizados, na presente legislatura serão beneficiadas 46 famílias na ilha de Santa Maria, com um apoio público de 440 mil euros em recuperação de habitação degradada, imóveis infestados pela praga das térmitas e apoios à aquisição e construção de habitação própria permanente”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional salientou, por isso, que a atribuição destes apoios, bem como de muitos outros no âmbito da habitação, como é o caso do programa Famílias com Futuro, ou na esfera da ação social, demonstra, todos os dias, a prioridade dada pelo Governo às famílias e às empresas da Região.

Segundo Andreia Cardoso, esta aposta na melhoria das condições habitacionais, dotando-as de segurança, higiene e conforto “é um instrumento fundamental para a fixação das populações nos seus locais de origem e, portanto, para o combate ao êxodo rural, e para a preservação do património edificado".

Dirigindo-se às famílias, Andreia Cardoso alertou para a necessidade de uma gestão criteriosa dos fundos agora disponibilizados, relembrando que a atribuição destes fundos resulta do esforço contributivo de todos os Açorianos.

Durante a visita estatutária à ilha de Santa Maria, que hoje termina, foi ainda formalizado um protocolo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, no valor de 14.750 euros, destinado à reabilitação de uma habitação propriedade desta instituição e destinada ao realojamento de um agregado familiar em situação de grave carência habitacional.

Os apoios hoje autorizados totalizam um montante de investimento público global de 75 mil euros.

Anexos:
2015.05.05-SRSS-HabitaçãoSantaMaria.mp3

GaCS

Sem comentários: