sexta-feira, 15 de maio de 2015

Governo interessado e disponível para reforçar parceria com as Forças de Segurança, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores garantiu hoje o interesse e a disponibilidade do Executivo para reforçar a parceria existente com as Forças de Segurança, no sentido de permitir que a PSP e GNR possam servir, cada vez melhor, os Açorianos.

“Estamos disponíveis e interessados, dentro das nossas possibilidades, para reforçar essa parceria, permitindo, dessa forma, que o objetivo final de servir melhor os Açorianos seja alcançado de forma mais rápida e efetiva”, afirmou Vasco Cordeiro, depois de ter recebido a Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues.

No final da audiência que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Governo salientou que o protocolo firmado com as Forças de Segurança já possibilitou, nos últimos anos, a atribuição de diverso material à PSP e à GNR, nomeadamente viaturas de vários tipos e material informático.

Até à data, através do Fundo Regional dos Transportes Terrestres, a Região entregou à PSP viaturas e equipamento informático num investimento superior a meio milhão de euros, assim como apoiou a recuperação de instalações, com cerca de 120 mil euros.

Em breve serão celebrados novos acordos com as Forças de Segurança que permitirão, no caso da PSP, a aquisição de mais cerca de duas dezenas de viaturas, num montante global de 470 mil euros.

Está, ainda, prevista a atribuição de apoios que ultrapassam os 300 mil euros, destinados à recuperação de instalações policiais, para além da aquisição de equipamento para as equipas de intervenção rápida, fiscalização de trânsito e material de seguimento e vigilância para investigação criminal.

Segundo Vasco Cordeiro, o encontro de hoje permitiu ainda abordar questões relativas às instalações da PSP, em especial a situação da Esquadra de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.

“É muito importante para o Governo dos Açores o facto de se manter esta presença e registar que há uma atenção em relação à população desta vila”, afirmou o Presidente do Governo, ao salientar que existem, porém, outras instalações na Região que necessitam deste cuidado.

Os recursos humanos foi outra das questões analisadas na audiência, com o Presidente do Governo a alertar que, tendo em conta a natureza insular e arquipelágica dos Açores, este é um assunto que “exige uma atenção muito especial”.

“É com agrado que recebemos esta notícia do reforço dos meios humanos. Mesmo na eventualidade de, neste ato em concreto, não ser suficiente para cobrir todas as necessidades, registo esta atenção e este cuidado”, disse Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo deixou, também, o público reconhecimento pelo trabalho que as Forças de Segurança têm desenvolvido no arquipélago, contribuindo para que os Açores sejam uma Região segura, conforme revelam os últimos dados divulgados.

Anexos:
2015.05.15-PGR-AudiênciaMAI.mp3

GaCS

Sem comentários: