terça-feira, 5 de maio de 2015

Investimentos no Museu de Santa Maria são impulsionadores do desenvolvimento da ilha, afirma o Presidente do Governo

O Presidente do Governo afirmou hoje que o novo polo do Museu de Santa Maria, cuja empreitada de construção foi aprovada segunda-feira em Conselho do Governo, constitui um espaço da preservação da memória, mas também um fator impulsionador do desenvolvimento e da criação de riqueza na ilha.

Vasco Cordeiro falava após a apresentação do projeto deste novo polo que ficará na zona histórica de Vila do Porto, num investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, e que será integrado no Museu de Santa Maria, que inclui ainda a sua sede, localizada em Santo Espírito, e a musealização da antiga Torre de Controlo do Aeroporto.

Com estes investimentos, o Governo dos Açores cria as condições para transformar estes espaços em locais de preservação da memória, mas também com uma função ao nível do desenvolvimento e da criação da riqueza em Santa Maria, salientou o Presidente do Governo, em declarações aos jornalistas.

“Nesta vista estatutária, o Governo dos Açores promoveu o lançamento da primeira pedra da Casa dos Fosseis, aprovou o concurso público para o polo do Museu de Santa Maria e apresentou o estudo prévio para a recuperação do Cinema do Aeroporto”, frisou.

Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que este é mais um exemplo de que o desenvolvimento de Santa Maria, à semelhança das restantes ilhas, é “contínuo e não parará naquilo que tem a ver com a capacidade que o Governo tem de impulsionar e de colocar à disposição da população fatores indutores do desenvolvimento e da valorização do território”.

O novo polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria versará a ilha no contexto histórico e geológico, complementando a Casa dos Fósseis, apontando-a como a porta de entrada para conhecer o arquipélago.

No final da visita estatutária à ilha de Santa Maria, Vasco Cordeiro visitou ainda a nova sede do Clube Desportivo Gonçalo Velho, um edifício também situado no núcleo histórico de Vila de Porto, cuja recuperação contou com o apoio financeiro do Governo dos Açores.

Na ocasião, o Presidente do Governo destacou a boa utilização dada a um apoio público para a recuperação desta sede, que visou, simultaneamente, a recuperação urbana e o apoio a uma agremiação desportiva que, ao longo de quase 70 anos de existência, tem estado ao serviço do Desporto e de Santa Maria.

Anexos:
2015.05.05-PGR-MuseuSantaMaria.mp3

GaCS

Sem comentários: