terça-feira, 12 de maio de 2015

Luís Cabral desafia enfermeiros a criarem “projetos de proximidade” com os utentes do Serviço Regional de Saúde

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos enfermeiros nos Açores e lançou um desafio a esta ordem profissional tendo em vista o desenvolvimento de “mais projetos de proximidade com os utentes do Serviço Regional de Saúde”.

Luís Cabral, que falava no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, afirmou que “o maior grupo profissional do Serviço Regional de Saúde” merece “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”.

“A Região Autónoma dos Açores tem valorizado o papel deste grupo profissional de uma forma diferente do que é feito a nível nacional”, frisou o Secretário Regional, sublinhando os projetos que vão “desde a área pré-hospitalar até à área dos cuidados paliativos, passando pelos projetos de teleconsulta, onde os enfermeiros têm sido pioneiros na componente do tratamento de feridas, ou pelas consultas de enfermagem que o HDES organizou na área da mastectomia e da colostomia”.

Na sua intervenção, Luís Cabral salientou que se trata de projetos que o Governo dos Açores tem apoiado porque são "uma forma de prestar melhores e mais cuidados aos utentes”.

O Secretário Regional lançou ainda um desafio aos enfermeiros para serem visionários, ou seja, “terem uma visão de proximidade com os utentes e desenvolverem novos projetos”, assegurando que os projetos desenvolvidos e delineados pelos enfermeiros “terão, com certeza, o devido acompanhamento e o carinho das instituições do Serviço Regional de Saúde e do Governo Regional dos Açores”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: