quinta-feira, 7 de maio de 2015

‘Os Ilhéus’, da Escola Secundária da Ribeira Grande, venceram o concurso Europa Quiz

A equipa ‘Os Ilhéus’, da Escola Secundária da Ribeira Grande, em S. Miguel, foi a vencedora do concurso Europa Quiz, realizado no âmbito das celebrações do Dia da Europa 2015, que decorreram esta semana na ilha de Santa Maria.

Esta equipa, formada pelos alunos Maria Raposo, Nuno Botelho e Pedro Gaipo, ficou em primeiro lugar numa competição que foi disputada por nove equipas, representantes de cada uma das ilhas dos Açores.

A Escola Básica e Secundária de Santa Maria foi a anfitriã das celebrações do Dia da Europa deste ano, numa iniciativa promovida pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas que mereceu o entusiamo e envolvimento de professores, alunos e comunidade escolar desta ilha e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto.

O programa incluiu diversas atividades lúdicas e de convívio para os jovens das várias ilhas dos Açores, com destaque para a receção das equipas pelo Grupo de Tambores do Corpo Nacional de Escutas, o jantar promovido pelos alunos finalistas da EBS de Santa Maria e a atuação do grupo musical mariense Ronda da Madrugada.

Na EBS de Santa Maria, alunos de todas as ilhas hastearam as bandeiras de Portugal, dos Açores e da Europa, ao som do hino da Europa executado por um grupo de alunos da escola, tendo, no final das celebrações do Dia da Europa, o Grupo de Ginástica Aeróbica do Clube Desportivo Escolar realizado uma exibição que incluiu as bandeiras de todos os estados-membros da União Europeia.

Os participantes tiveram também a oportunidade de realizar uma visita guiada a Santa Maria, com paragem nos locais históricos e turísticos mais importantes da ilha e uma visita à Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, bem como uma degustação de comida típica mariense, na Pousada da Juventude.

As equipas que participaram nas comemorações do Dia da Europa foram selecionadas através de um concurso de trabalhos multimédia, lançado no início deste ano e subordinado ao tema “Os Jovens e o Futuro da Europa”.

O vídeo vencedor, anunciado nas celebrações, foi gravado pela equipa ‘Os Arriagas’, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, do Faial, constituída pelos alunos Beatriz Garcia, José Rodrigo Freitas e Maria Lourenço e Castro.

A equipa ‘Os Ilhéus’, vencedora do concurso Europa Quiz, ganhou uma viagem a Bruxelas, que inclui visitas às principais instituições da União Europeia.

Em segundo lugar ficou a equipa ‘Os Foliões’, da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, constituída pelos alunos André Garcia, Beatriz Macedo e Duarte Neves, e em terceiro lugar a equipa ‘Calheta Euroteam’, da Escola Básica e Secundária da Calheta, de S. Jorge, constituída pelos alunos Ana Zoé de Sousa, Mariana Fernandes e Renata Bettencourt.

Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, foram ainda atribuídas três menções honrosas aos trabalhos das equipas ‘Calheta Euroteam’, ‘Os Foliões’ e ‘Equipa de Resgate’, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, composta pelos alunos Diana Resendes, Rafael Coelho e Tiago Andrade.

Nas celebrações do Dia da Europa em Santa Maria participaram ainda as equipas finalistas ‘Os RPV’, constituída pelos alunos Paulo Reis, Victor Rocha e Rui Pimentel, do Corvo, ‘As Cubres’, das alunas Catarina Nunes, Leonor Martins e Teresa Moreiras, das Flores, ‘Real Política’, que integrava os alunos Daniel Silva, Sara Arruda e Joana Ferraz, da Graciosa, e ‘Os Lilases’, dos alunos David Santos, Inês Brasil e Isabel Parreira, da Terceira.



GaCS

Sem comentários: