sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ponta Delgada acolhe Roadshow Portugal Global

As potencialidades de negócio com o Canadá vão estar em destaque na próxima edição do Roadshow Portugal Global, que se realiza a 13 de maio, pelas 09h30, no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada.

Este evento, organizado pela AICEP Portugal Global, em parceria com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), contará com a presença dos respetivos presidentes dos conselhos de administração, assim como do Diretor da AICEP Portugal Global no Canadá, envolvendo a participação de organizações empresariais e empresas açorianas que apresentarão um testemunho sobre as suas experiências de negócio com aquele país da América do Norte.

A iniciativa pretende potenciar as exportações, mas também a internacionalização das empresas regionais num mercado com forte ligação aos Açores, atendendo à presença de uma numerosa comunidade luso-canadiana e ao facto de o Canadá ser atualmente um dos principais destinos das exportações açorianas.

Em foco estará também o Acordo Económico e Comercial Global Canadá – União Europeia (CETA), cuja operacionalização deverá acontecer até ao final de 2016 e que proporcionará um conjunto alargado de oportunidades de negócio entre as empresas canadianas e europeias.

Quando estiver implementado, o CETA eliminará a maioria das tarifas aduaneiras e criará condições mais favoráveis para as exportações e para o acesso aos mercados públicos, mas também para a realização de investimentos externos.

No Roadshow Portugal Global também estarão presentes o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, e o Embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, no âmbito de uma missão desenvolvida em parceria com a Presidência do Governo dos Açores, que promoverá diversos encontros com empresas e associações empresariais.

Ao longo de três dias, esta comitiva visitará várias empresas das ilhas de São Miguel e Terceira que atualmente exportam para o Canadá, mas também outras cujos produtos apresentam forte potencial de exportação e, ainda, alguns negócios demonstradores de capacidade de inovação e empreendedorismo, assim como organizações que contribuem para valorizar as potencialidades dos produtos endógenos regionais.

Serão ainda promovidos dois encontros com empresários das duas ilhas que permitirão estabelecer pontes de ligação entre os Açores e o Canadá.



GaCS

Sem comentários: