sexta-feira, 8 de maio de 2015

Rodrigo Oliveira destaca papel dos Açores na construção da Europa

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje que, como cidadãos europeus do Atlântico, “não podemos aceitar nunca que nos digam que só há um caminho para a Europa”, defendendo que o projeto europeu conseguiu, em cada momento histórico, encontrar as respostas adequadas aos desafios e que, na atualidade, o exercício de uma cidadania ativa é indispensável “como forma de continuar a construir os Açores no continente europeu”.

Rodrigo Oliveira evocou a figura de Robert Schuman, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, bem como o modelo inspirador de Jean Monet, e salientou o caráter inovador e ousado da declaração de 9 de maio de 1950 como exemplo de “pragmatismo, mas também de arrojo, de coragem e de apego a certos valores fundamentais, que hoje devem ser recuperados e valorizados”.

“Queremos uma Europa unida e solidária. Todos temos a obrigação de pensar, de refletir e de dizer o que queremos da Europa”, frisou Rodrigo Oliveira, numa aula aberta aos alunos da Escola Profissional das Capelas, em S. Miguel, no âmbito das comemorações do Dia da Europa.

Para o Subsecretário Regional, “nunca poderemos reduzir a nossa participação na Europa a números ou estatísticas”, salientando que “as regiões são muito mais do que isso, são o melhor garante da diversidade, da solidariedade e da proximidade entre o poder político e os cidadãos na Europa".

Numa referência às mais-valias e ao contributo que as Regiões Ultraperiféricas trazem à Europa, em áreas como as políticas e ciências do mar e da terra, na biodiversidade e sustentabilidade do seu modelo de desenvolvimento e no posicionamento geoestratégico, frisou que “os Açores oferecem diversidade e dimensão à Europa não apenas pela sua geografia, mas também através das suas comunidades emigrantes”.

“As comunidades de Açorianos e seus descendentes são a projeção desta região europeia no mundo, uma vez que mantêm os nossos costumes, as nossas tradições e a nossa língua em países como a América do Norte ou o Canadá, bem como no âmbito do aumento das relações comerciais entre a União Europeia e o continente norte-americano”, disse.

“Os Açores são um exemplo para a Europa, um exemplo de coesão regional, de solidariedade entre as várias ilhas da Região, mas também de uso exemplar dos fundos e políticas europeias”, salientou o Subsecretário Regional, defendendo a importância do debate e da participação cívica, em que “os mais jovens desempenham um papel fundamental, pois a eles pertence o futuro da construção europeia, da Autonomia dos Açores e da Democracia”.



GaCS

Sem comentários: