sexta-feira, 8 de maio de 2015

Laboratório Regional de Enologia promove dia aberto para vitivinicultores

O Laboratório Regional de Enologia (LRE), na ilha do Pico, promove a 16 de maio a realização de um dia aberto com visitas guiadas às instalações, tendo em vista apresentar os serviços que presta e a sua importância para o setor vitivinícola.

Para este ano estão previstas diversas ações de divulgação do trabalho realizado no LRE, nomeadamente comunicações diretas aos produtores, ações de sensibilização, emissão de folheto e a disponibilidade de acesso às áreas laboratoriais.

Inaugurada em 2011, esta estrutura laboratorial sob tutela da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional de Agricultura, apoia o setor produtivo disponibilizando diversos serviços na área da enologia, da viticultura e da proteção da vinha.

O LRE tem como finalidade fomentar a qualidade dos produtos vitivinícolas produzidos nos Açores, recorrendo a modernos equipamentos e às metodologias mais atualizadas.

Esta estrutura ao serviço da vitivinicultura açoriana dedica-se preferencialmente a determinações físico-químicas e organoléticas em vinho, uvas e mostos, mas também à determinação do teor alcoólico de aguardentes e licores.

Além dos ensaios realizados, este Laboratório presta assistência técnica, sempre que solicitada pelos produtores, ao nível do acompanhamento da vinificação e/ou aplicação de produtos enológicos, para a instalação de novas vinhas e/ou para vinhas em produção, e na realização de análises enológicas no Dia da Vindima e/ou Assistência Enológica na Adega.

Embora o público-alvo do dia aberto no LRE sejam os vitivinicultores das ilhas do Grupo Central dos Açores, o convite é extensível a todos os viticultores açorianos e ao público em geral, devendo, para o efeito, inscrever-se até 14 de maio, através do telefone 292 628 930 ou do endereço de correio eletrónico lre@azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: