sexta-feira, 8 de maio de 2015

Açores precisam dos jovens para se continuarem a desenvolver, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou hoje, em Ponta Delgada, no primeiro evento público do programa 'Prepara o teu regresso a casa', que “os Açores precisam" dos jovens para se continuarem a desenvolver.

"Temos um conjunto de recursos que colocamos à vossa disponibilidade para que, ao mesmo tempo que realizam os vossos projetos pessoais e profissionais, contribuam para o desenvolvimento da vossa terra, para a construção de um futuro melhor para a nossa Região”, afirmou Isabel Rodrigues na sessão de abertura, que decorreu na Aula Magna da Universidade dos Açores.

A iniciativa contou com a presença de dezenas estudantes, jovens empresários e técnicos da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e do Governo Regional nas áreas da Juventude, do Apoio ao Investimento e à Competitividade e do Emprego e Qualificação Profissional.

O programa 'Prepara o teu regresso a casa' é uma iniciativa do Governo dos Açores que assegura uma estratégia de informação e acompanhamento junto dos jovens Açorianos, especialmente aqueles que se deslocam para fora da sua ilha de residência para a realização de estudos superiores.

O objetivo é garantir o melhor acesso à informação e apoio à elaboração de candidaturas aos diversos programas existentes para a sua plena integração no tecido empresarial e no mercado laboral após a conclusão dos estudos.

Dirigindo-se aos jovens, Isabel Rodrigues anunciou que, no âmbito deste novo programa, “organizamos e vamos continuar a organizar, não só nos Açores mas também no continente, em Lisboa, Coimbra e Porto, um conjunto de eventos presenciais nos quais será facultada toda a informação sobre a vasta panóplia de programas que o Governo tem ao dispor para iniciarem a vida ativa”.

O programa criou uma página na Internet onde está condensada toda a informação útil e, “porque pensamos que será de enorme utilidade para vós”, acrescentou a Secretária Regional, organizou ainda “momentos em que podem interagir com jovens empresários que, com audácia e arrojo, arriscaram, investiram, montaram negócios que estão a correr bem e que demostram que vale a pena investir nos Açores e que há espaço para surgirem novas atividades e novas empresas”.

Isabel Rodrigues sublinhou que o Governo dos Açores está “de braços abertos para acolher os jovens Açorianos que agora terminam os seus estudos".

"Sejam quais forem os tempos que vivermos, queremos que os nossos jovens voltem, se essa for a sua vontade, e estamos cá para os apoiar”, assegurou.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: