O Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, presidiu esta quinta-feira, na sede da Lotaçor, em Ponta Delgada, à entrega de Diplomas de Certificação HACCP a oito lotas dos Açores.
De acordo com a Associação Portuguesa para a Certificação (APCER), entidade externa que reconhece o trabalho desenvolvido pela Lotaçor, oito lotas dos Açores cumprem os requisitos de venda e conservação de pescado fresco.
A lota de Ponta Delgada e de Rabo de Peixe, em São Miguel, o Entreposto e a lota da Madalena do Pico, a lota da Praia da Vitória e de São Mateus, na Terceira, a lota da Horta, no Faial, e a das Velas, em São Jorge, obedecem às normas de qualidade e garantem, desta forma, a sua certificação.
O Subsecretário Regional das Pescas afirmou, na ocasião, que estes certificados comprovam o investimento feito pelo Governo dos Açores na qualidade das lotas dos Açores.
Segundo o governante, existem na Região cerca de onze mil pessoas que se dedicam à pesca lúdica e outras cinco mil que exercem a sua actividade na pesca costeira para sustento próprio.
Estes números confirmam a importância que o sector das pescas tem para a Região dos Açores, assim como a relevância das exportações de pescado de qualidade para o exterior.
Marcelo Pamplona sublinhou que a qualidade é uma aposta que tem de ter o investimento de todos nos Açores, incluindo dos privados como as entidades que se dedicam à venda e comercialização de pescado.
O Subsecretário Regional das Pescas revelou, ainda, que o Governo dos Açores irá continuar a investir activamente nas redes de frio das lotas do arquipélago, como forma de manter e melhorar a qualidade das capturas feitas na Região.
Sem comentários:
Enviar um comentário