segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acção do Governo reforça papel das exportações na economia regional



O Secretário Regional da Economia considerou hoje que “o Governo dos Açores está a trabalhar e apostado em criar as condições necessárias que valorizem nos mais diversos domínios as exportaçoes regionais” contribuindo “para que a Região possa vencer os desafios com que se depara na actual conjuntura”.

Entre esses domínios, o governante destacou, “as alterações ao sistema de incentivos nomeadamente através de uma forte valorização do vector das exportações, alterando o modelo que até aqui vigorava e que restringia um pouco este tipo de apoios”.

Com as mudanças que agora foram introduzidas, disse o Secretário Regional da Economia, “assumiu-se a componente exportadora das empresas não como um objectivo que apenas seria possível em especiais circunstâncias, mas sobretudo de forma a criar as condições para que essa componente possa ser transversal a todo o sistema de incentivos”.

Vasco Cordeiro recordou, no entanto, que o Governo dos Açores não tem agido apenas ao nível do sistema incentivos, existindo um “conjunto de outros mecanismos colocados à disposição dos empresários que contribuem para o objectivo de reforço da nossa capacidade exportadora, como é o caso do apoio à promoção e valorização dos produtos açorianos no exterior, dos apoios à qualidade e dos incentivos às entidades privadas e associações empresariais para a participação em feiras e outros eventos”.

Isto, destacou, “para além da aposta que tem sido feita na melhoria da qualidade, na formação de recursos humanos e no alargamento da nossa base económica”.

Ao nível das medidas com impacto indirecto na capacidade exportadora regional, o Secretário Regional da Economia recordou que “o Governo tem vindo a agir, por exemplo, no sector dos transportes, quer aéreos, quer marítimos”.

A esse propósito, Vasco Cordeiro recordou a actual reforma do sistema portuário regional e o processo de fusão das actuais administrações portuárias numa única entidade e que altera por completo a abordagem que devemos fazer ao nosso sistema portuário não numa perspectiva de um sistema portuário que existe por si para satisfação da sua existência, mas sobretudo um sistema portuário que tem de constituir necessariamente o ponto nevrálgico do desenvolvimento da economia regional”.

Vasco Cordeiro considerou igualmente ser necessário “melhorar o conhecimento da nossa realidade na área das exportações, sendo que esse conhecimento deve ser reforçado de forma a permitir que a definição de políticas públicas e as opções dos proprios privados possam ser feitas com o conhecimento real da nossa situação nesse domínio”.

O Secretário Regional da Economia destacou ainda o papel da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA) “que assumiu recentemente uma nova componente de assumir a internacionalização das empresas açorianas como um dos vectores da sua actuação.



GaCS/NM

Sem comentários: