quarta-feira, 29 de junho de 2011

Programa de substituição opiácea móvel arranca na Terceira



A Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências iniciou já a sua intervenção no âmbito do tratamento em ambulatório na Ilha Terceira, com a implementação da equipa móvel de Programa de Substituição Opiácea denominado “Percursos”.

O Programa de Substituição Opiácea surge como possibilidade de resposta a uma faixa significativa da população toxicodependente, que não adere aos programas de tratamento em instituições específicas e que por persistirem no consumo patológico, assumem uma atitude de degradação biopsicossocial com danos para o próprio e o meio envolvente.

Estes programas apresentam-se como uma resposta de redução de riscos e minimização de danos possibilitando uma melhoria nas condições de acompanhamento médico, psicológico, social e respectivos encaminhamentos para serviços ou instituições, sempre que necessário.

Na ilha Terceira, o programa, no terreno desde terça-feira, está a cargo da Casa do Povo da Terra-Chã, em colaboração com o Centro de Adictologia do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo.

Numa primeira fase terá como área de intervenção algumas freguesias do concelho de Angra do Heroísmo, alargando-se, numa segunda fase, a toda a ilha.

Recorde-se que, na ilha de S. Miguel, o Programa de Substituição Opiácea em Baixo Limiar, denominado “Nova Meta Vida Nova” é assegurado pela Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores - ARRISCA.

Neste momento dá resposta a 468 pessoas, incluindo as que são acompanhadas na própria associação, estabelecimento prisional, e em articulação com outras instituições de diversos concelhos.


GaCS/RC

Sem comentários: