quinta-feira, 30 de junho de 2011

Concelho da Ribeira Grande foi o que mais cresceu demograficamente nos últimos 10 anos em todo o arquipélago



O Vice-Presidente do Governo Regional realçou que o concelho da Ribeira Grande foi o que mais cresceu demograficamente, nos últimos 10 anos, nos Açores.

Presidindo ontem, em representação do Presidente do Governo, à sessão solene comemorativa dos 30 anos de elevação da Ribeira Grande a cidade, Sérgio Ávila sublinhou que aquele concelho nortenho desta ilha foi o que teve, na última década, maior capacidade de fixar as pessoas, registando um crescimento efectivo, em termos populacionais, no contexto açoriano.

No seu discurso proferido no Teatro Ribeiragrandense, o governante da Região Autónoma enalteceu a capacidade do município local em ter envolvido toda a sua comunidade no desenvolvimento do concelho, numa profícua conjugação de esforços, sustentando que ninguém consegue crescer de forma isolada.

Por ocasião do Feriado Municipal da Ribeira Grande, aquele membro do executivo de Carlos César salientou, também, o grande empenho que a edilidade tem revelado em cooperar com as administrações regional e central, assim como com todas as entidades externas à autarquia para, em plena conjugação de esforços, partilharem recursos e projectos necessários à obtenção da meta do actual nível de desenvolvimento social.

Reconheceu, igualmente, a preocupação que foi dada, por parte da Câmara Municipal da Ribeira Grande, ao desenvolvimento económico do concelho, permitindo uma maior fixação de pessoas, e facilitando a criação de emprego, de riqueza e de rendimento.

O Vice-Presidente do Governo Regional considerou, ainda, que o desenvolvimento da Ribeira Grande deve-se ao reforço da política de apoio social aos mais carenciados e desfavorecidos, abrangendo famílias e idosos.

Sérgio Ávila realçou a capacidade objectiva do município ribeiragrandense em seleccionar os investimentos infra-estruturais, susceptíveis de promoverem uma boa qualidade de vida para as populações do concelho, o que é já, na sua opinião, uma inegável realidade.

Advogou, por outro lado, que a melhor forma de se comemorar 30 anos de um sonho é haver orgulho naquilo que se faz, ter confiança no que se está a promover e acreditar que os desafios do futuro vão ser ultrapassados.

Segundo o titular da pasta da Vice-Presidência do Governo Regional, aquilo que a Ribeira Grande é hoje resulta, sobretudo, do enorme esforço, dedicação e entrega de milhares de pessoas, muitas delas anónimas, que nas suas comunidades ou em diversas instituições trabalharam denodadamente para transformar o concelho numa parcela de território da ilha de São Miguel, onde vale a pena viver.

Ao reiterar o orgulho do executivo açoriano no passado da Ribeira Grande, mantendo a confiança no seu presente e acreditando no seu futuro, Sérgio Ávila exaltou o mérito da população do concelho e de quem teve a coragem de sonhar alto há 30 anos, elevando a antiga Vila à categoria de Cidade, através do Decreto Regional 9/81/A de 29 de Junho.




GaCS/CM

Sem comentários: