terça-feira, 21 de junho de 2011

Fusão das administrações portuárias vai introduzir maior eficiência



O Secretário Regional da Economia garantiu, esta segunda feira, que a reforma do sistema portuário regional, que prevê a fusão das administrações portuárias regionais, vai introduzir "maior eficiência e racionalidade" na gestão dos portos regionais, permitindo, entre outros ganhos, "centralizar na sede da futura estrutura os serviços que actualmente se encontram dispersos pelas diversas administrações portuárias regionais".


Vasco Cordeiro, em declarações após uma audição com os deputados da Comissão de Economia do parlamento açoriano, recordou que a futura empresa, que se chamará Portos dos Açores SA, prevê a diminuição dos actuais 11 administradores das quatro empresas existentes para três. Além disso, garantiu ainda o governante a fusão das três administrações portuárias regionais “salvaguarda que todo este processo será concretizado sem qualquer despedimento dos quadros de trabalhadores”.


O Secretário Regional da Economia explicou também que as alterações introduzidas “mantêm a autonomia operacional de cada porto".


Quanto à localização da futura empresa na cidade da Horta, o Governo entende que essa é uma opção justificada com o facto da actual Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO) constituir a entidade que gere actualmente o maior número de portos na Região, fazendo, por isso, todo o sentido que ali fique sedeada, mesmo não tendo o maior volume de carga movimentada.



GaCS/NM

Sem comentários: