quinta-feira, 30 de junho de 2011

Taxas moderadoras abrangerão apenas 20 mil pessoas sem médico de família



O Secretário Regional da Saúde esclareceu hoje que o número de açorianos sem médico de família é muito inferior a 60 mil.

Esse número tem vindo a diminuir e com a entrada de oito médicos colombianos e de outros quatro que terminam agora o internato médico, ao longo do mês de Julho, mais 16 mil pessoas passarão a constar das listas.

Uma vez que aproximadamente 40 por cento das pessoas estão isentas, significa que apenas cerca de 20 mil utentes sem médico de família terão de pagar taxas moderadoras.

“Se o PSD pretende apresentar o seu projecto de resolução sem demagogia terá de rever os números”, observou Miguel Correia.

O secretário da Saúde sublinhou ainda que as taxas moderadoras existem também para moderar o acesso às urgências dos hospitais, de modo a levar as pessoas a optarem pelas urgências e consultas nos centros de saúde, onde os valores são mais baixos.

Em última instância as pessoas que efectivamente não podem pagar estão isentas, situação que foi salvaguardada no diploma apresentado pelo governo.

A Secretaria da Saúde espera que o projecto não tenha provimento na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

O secretário da saúde lembrou, de igual modo, que as isenções previstas nos Açores são idênticas à fixadas a nível nacional e portanto o PSD pode junto do governo da república, que é, também, do PSD e CDS/PP, envidar esforços no sentido desta isenção ser para o todo nacional, embora duvide que tenha qualquer sucesso.



GaCS/RC

Sem comentários: