segunda-feira, 27 de junho de 2011

Açores acolhem conferência mundial sobre as Migrações



As políticas públicas promovidas pelo Governo Regional dos Açores relacionadas com a emigração e com a imigração vão ser objecto de estudo por parte de especialistas mundiais que estarão em Ponta Delgada, no próximo mês de Setembro, para participarem na 16.ª Conferência Internacional Metropolis.

O anúncio foi feito, esta manhã, em reunião de imprensa, pelo Secretário Regional da Presidência que relevou a circunstância de o evento constituir o maior fórum mundial sobre as Migrações e que será dedicado ao tema central O futuro das Migrações: perspectivas em mudanças globais.

André Bradford referiu que, para a organização, os Açores são um bom exemplo em termos de políticas públicas relacionadas com as Migrações, oferecendo, por isso, uma nova abordagem às questões migratórias, quer pela experiência junto das suas diversas comunidades espalhadas pelo mundo, quer pela sua tradição história de relacionamento intercontinental quer, ainda, pelo espaço dado às comunidades estrangeiras que procuram a Região.

Tudo isso estimulou, seguramente, os organizadores da conferência, na opinião do secretário regional, já que, a próxima edição vai marcar um ponto de viragem por decorrer num meio insular e pequeno como os Açores, ao contrário das grandes cidades onde, habitualmente, foram organizadas e por contemplar que o principal foco dos debates será a análise do impacto das migrações na perspectiva do país ou região de origem.

Para André Bradford fica, assim, também, implícito o reconhecimento da história dos Açores enquanto região de emigração, do seu recente papel enquanto região de acolhimento e, particularmente, das qualidade das políticas públicas implementadas nesse domínio.

A 16.ª Conferência Internacional Metropolis decorrerá em Ponta Delgada, de 12 a 16 de Setembro, numa organização internacional liderada pelo Governo Regional dos Açores em parceria com as universidades dos Açores e de Lisboa, com o Alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e com algumas outras instituições de investigação relacionadas com as Migrações do Canadá e da Holanda.

Para o Governo Regional é uma honra e uma responsabilidade receber um grupo de mais de cinco centenas de especialistas dedicados, quer pela via da acção política, quer pela via da investigação, à análise dos fenómenos migratórios, prosseguiu o Secretário Regional da Presidência, que acrescentou esperar que o exemplo açoriano, enquanto região aberta e orgulhosa da sua tradição migratória, possa contribuir para uma melhor compreensão dos impactos do fenómeno migratório nas sociedades actuais.

O programa da conferência, que registará a participação de muitos dos mais consagrados conferencistas mundiais da temática, prevê a realização de várias sessões plenárias, workshops, mesas redondas e diversas visitas de estudo nas ilhas de São Miguel, Faial e Pico.

Na reunião de imprensa de apresentação da referida conferência internacional esteve, também, presente, a Directora Regional das Comunidades, Maria da Graça Castanho.



GaCS/JMB

Sem comentários: