sábado, 18 de junho de 2011

Actividades agrícolas no Faial revelam “progressos muito significativos”



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas considerou hoje que as diferentes actividades agrícolas na ilha do Faial revelam “progressos muito significativos”.

A ideia foi expressa por Noé Rodrigues durante visita que efectuou ao Encontro do Mundo Rural, um certame que decorre desde quinta-feira no Parque de Exposições da Ilha do Faial, situado na Quinta de São Lourenço, e que termina este sábado.

Quer nas áreas da bovinicultura e da produção de leite e de carne, quer também nas áreas da horticultura, da floricultura e da fruticultura, assiste-se no Faial a “progressos muito significativos”, sublinhou o governante.

Segundo referiu, esta feira tem sido, ano após ano, “uma grande aposta dos agricultores faialenses”, já que, neste espaço, têm tido a oportunidade de apresentarem os seus animais e o resultado das suas actividades agrícolas.

Para Noé Rodrigues, uns e outras revelam “o progresso substancial que, de ano para ano, se tem registado na melhoria genética dos animais, mas também no tipo de produtos que vêm apresentando ao consumidor”.

Considerou também que iniciativas deste género – sejam os Encontros do Mundo Rural, sejam as Feiras Açores – constituem sempre “momentos altos de promoção do sector agrícola e agro-florestal da ilha do Faial.

“Têm sido sempre um momento de excelência para os agricultores testarem os seus conhecimentos, avaliarem os seus progressos e também recolherem aqui um conjunto de informação e de vivências que têm sido fundamentais” para o progresso que se tem registado e que marca indelevelmente a agricultura da ilha do Faial, concluiu Noé Rodrigues.

O Encontro do Mundo Rural é uma iniciativa do Governo Regional e da Câmara Municipal da Horta, envolvendo também a Adeliaçor, Hortaludus, Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Associação de Agricultores da Ilha do Faial, Associação dos Jovens Agricultores do Faial e Escola Profissional da Horta.



GaCS/FG

Sem comentários: