quinta-feira, 30 de junho de 2011

Exposição `Letras e Cores, Ideias e Autores da República´ na BPARAH



No âmbito das Comemorações do Centenário da República, a exposição intitulada “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, estará patente entre os próximos dias 1 e 29 de Julho, na Secção Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, localizada no Centro Cultural e de Congressos da mesma cidade.


Trata-se de uma mostra composta por dez cartazes ilustrados por autores contemporâneos, a partir de textos de escritores que reflectem a proclamação republicana.
Neste sentido, dez ilustradores - João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel-Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís e Alex Gozblau - foram convidados pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas a ilustrar uma dezena de temas específicos, inseridos num panorama mais vasto de ideias ligadas à República, a saber: o Ultimatum, a Monarquia, o 5 de Outubro, a Igreja, a Educação, as Mulheres, o Modernismo, a Grande Guerra, o Chiado e as Revistas. Do trabalho destes ilustradores resultam, portanto, interessantes reflexões sobre o contexto social, político, cívico e cultural da época.
Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, José Rodrigues Miguéis, Abel Botelho, Tomás da Fonseca, Manuel Laranjeira, Virgínia de Castro e Almeida, Ana de Castro Osório, Almada Negreiros, Jaime Cortesão e Raul Brandão foram alguns dos autores escolhidos, além de textos das revistas Águia, Orpheu e Seara Nova.
A exposição poderá ser visitada na Biblioteca, de segunda a sexta, das 10h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.


GaCS/BPARAH

Sem comentários: