quarta-feira, 29 de junho de 2011

Governo constrói viaduto sobre a Gruta Furna de Água, na Terceira, para desviar tráfego



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos consignou hoje a empreitada de construção de um viaduto, na estrada regional n.º 5-2ª, sobre a Gruta da Furna de Água, no Cabrito, ilha Terceira.

Esta intervenção representa um investimento de 150 mil euros e terá um prazo de execução de 180 dias. De acordo com a Delegação de ilha deste departamento governamental, esta obra tem como principal objectivo anular as cargas viárias sobre as abobadas da Gruta da Furna de Água impedindo, desse modo, o agravamento das fendas existente nas paredes e na cobertura do maciço rochoso.

A implantação deste viaduto foi pensada de modo a que perante eventual colapso da gruta, a sua estrutura permanece funcional, não pondo em causa o normal funcionamento da via.

Esta empreitada prevê a sobre-elevação do viaduto, relativamente ao terreno existente, e a construção de acessos em aterro, uma solução que garante a construção do viaduto sobre o terreno existente, evitando a escavação generalizada de toda a área de intervenção.

Este viaduto terá um vão, entre encontros, de 20 metros, e será vencido por vigas pré-esforçadas. O acabamento da plataforma será idêntico ao da estrada confinante, isto é, em betão betuminoso.


GaCS/VS

Sem comentários: