
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai apoiar a a realização de várias actividades no âmbito das actividades comemorativas Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de Novembro.
Ao todo, seis instituições candidataram as respectivas actividades à medida 422 – Apoio à realização de reuniões no âmbito da divulgação científica e tecnológica, que tinha com objectivo principal comparticipar a organização, nos Açores, de diversas actividades, nomeadamente congressos, seminários, encontros e palestras, essencialmente destinadas ao público em geral e abertas à participação da comunidade.
Promover a Sociedade do Conhecimento, contribuir para a generalização da cultura científica e tecnológica e fomentar a reflexão e a discussão sobre Ciência e Tecnologia entre os jovens e o público em geral, são outros dos objectivos desta iniciativa.
Assim sendo, no próximo dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica, no Expolab – Centro de Ciência da Lagoa, serão promovidas palestras na área da Física sob o tema Uma viagem da macro à nano escala, uma iniciativa que conta com a colaboração da Universidade do Minho.
O Observatório Astronómico de Santana, na Ribeira Grande, organiza um ciclo de palestras na área na astronomia.
A Escola Secundária Antero de Quental promove palestras e um workshop sobre Biologia Reprodutiva, por João Ramalho, da Universidade de Coimbra. A mesma escola promove ainda uma outra palestra sobre o tema “Problemas de comportamento em contexto escolar”, que contará com Daniel Bugalho Rijo, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A Universidade dos Açores associa-se ao evento com a promoção de dois wokshops e uma palestra subordinadas ao tema “A Cultura Científica no século XIX – A sustentabilidade do diálogo”, que decorrerá no campus de Angra do Heroísmo, e que contará com a participação de Alison Neilson, Lia Vasconcelos, Ursula Caser, Helena Guimarães e Luisa Schmidt, oriundas de diversas universidades internacionais.
No campus universitário de Ponta Delgada decorrerão dois seminários sobre a “Doença de Machado Joseph: passado, presente e futuro”, que terão como oradora principal Laura Jardim, da Faculdade de Letras de Medicina da Universidade Federal do Rio Gande do Sul.
O Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico promove um workshop com vários professores das Universidades Nova e Técnica de Lisboa sobre o tem “Organizações positivas: inflências nos recursos humanos”
Todas as actividades têm em comum a promoção e divulgação da cultura científica e tecnológica, em várias vertentes, e representaram um investimento global superior a 12 mil euros.
As diferentes propostas estão abertas à participação da comunidade em geral.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário