sábado, 5 de novembro de 2011

Paisagem protegida das vinhas dos Biscoitos é mais-valia


A classificação como paisagem protegida da área das vinhas dos Biscoitos é uma mais-valia para o futuro daquela freguesia da ilha Terceira e para a Região.


A convicção é do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, manifestada sábado à noite, durante uma homenagem realizada pela Junta de Freguesia aos produtores locais de vinho verdelho.


Álamo Meneses recordou que aquela área, integrada no diversificado Parque Natural da Terceira, suscita o maior interesse por parte de turistas e disse acreditar que essa procura ainda vai intensificar-se com a divulgação contínua desse pólo de atracção.


O governante sublinhou que a importância daquele espaço também reside na produção de vinhos de qualidade, especialmente o verdelho, um produto com cada vez mais mercados interessados.


O incremento da produção é considerado muito importante como actividade económica que tem potencial para fazer “regressar à vinha muita gente”, por ser a recuperação de uma actividade tradicional que agora tem novas perspectivas de futuro.


Álamo Meneses advogou, mesmo, “o regresso à vinha, o regresso às pescas e a outras formas de ocupação e exploração do nosso território”, como meio de “responder aos tempos difíceis” que decorrem. “Não se trata de um regresso no sentido de regressar à miséria que já se viveu”, salientou, acrescentando que se trata de uma nova forma de encarar os recursos naturais como meio de obtenção de rendimentos consistentes.


O Secretário Regional lembrou ainda que o Governo dos Açores e a União Europeia têm sistemas de apoio a estes casos, que ajudam a relançar a actividade.


Na homenagem aos produtores de verdelho, que terminou com uma prova de vinhos daquela casta, localmente produzidos, esteve também presente o Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires.




GaCS

Sem comentários: