
As propostas de Plano e de Orçamento da Região para 2012 “reflectem as prioridades do Governo dos Açores na actual conjuntura externa” ao arquipélago.
A opinião é do Vice-Presidente do Governo, que foi ouvido hoje à tarde, na Horta, pelas Comissões de Economia e de Política Geral da Assembleia Legislativa sobre as propostas do Plano Regional Anual e do Orçamento para 2012.
Segundo explicou Sérgio Ávila, tal irá implicar “um reforço significativo do apoio às famílias e às empresas” açorianas, já que o Governo pretende canalizar cada vez mais para esse fim os recursos disponíveis.
Como exemplos dessa opção pelas famílias, o governante destacou as medidas no âmbito do aumento do complemento de pensão, do complemento do abono de família, dos apoios em termos de creches e jardins-de-infância, bem como o aumento do complemento da remuneração complementar para as pessoas que têm menor rendimento.
Por outro lado, acrescentou Sérgio Ávila, estas medidas irão ser acompanhadas com um reforço muito significativo do Fundo de Compensação Social e também dos fundos de apoio às empresas.
O Vice-Presidente do Governo sublinhou ainda que, mesmo num cenário restritivo, no próximo ano será possível, muito por força da redução das despesas de funcionamento em 34 milhões de euros, assegurar mais apoio social e mais apoio às empresas, bem como reforçar significativamente as verbas destinadas ao Serviço Regional de Saúde.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário