segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Relatório da Agência Moody’s confirma o que o Governo sempre disse sobre a dívida pública da Região


O Vice-presidente do Governo Regional reiterou hoje os números avançados pelo executivo sobre a dívida pública da Região, como confirma o relatório da agência de notação financeira “Moody’s.



Comentando para os jornalistas afirmações proferidas por um deputado do PSD-Açores, Sérgio Ávila sublinhou que, ao contrário do que foi dito, “os números confirmam aquilo que o Governo sempre disse, em relação ao montante total da divida pública da Região, associada as empresas públicas, e os números da Moody’s desmentem, em mil milhões de euros, os números afirmados pelo PSD”.


O governante acrescentou que “para se comprovar isso basta analisar a relação entre as receitas correntes da Região, o total da dívida directa da Região e o total da dívida das empresas públicas. Se analisarmos esse número, que é omitido pelo senhor deputado Duarte Freitas, repara-se claramente que o Governo Regional tinha razão, o documento confirma os números do Governo e demonstra que o PSD tinha um erro colossal de mil milhões de euros nas suas contas”.


Por outro lado, o Vice-presidente sublinhou que “os 250 milhões de euros” também referidos pelo deputado do PSD como sendo necessidade de financiamento dos Açores para 2011 “não são financiamento, mas apenas aquilo que em 2012 será amortizado” dos empréstimos anteriormente contraídos, como previsto.


O governante sublinhou ainda que uma parte substancial destes 250 milhões de euros “não tem qualquer correspondência no Orçamento”, sendo amortizações de empresas públicas – a principal, do Grupo EDA –, que suprir com os recursos próprios.


GaCS

Sem comentários: