
É muito importante que as comunidades emigradas açorianas participem cada vez mais na vida política, económica e social dos locais de acolhimento, sendo esse um dos grandes desafios que se lhes colocam”, defendeu, este sábado, em Toronto, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro, que participou, em representação do Presidente do Governo, no XXVI aniversário da Casa dos Açores do Ontário, apontou como uma das grandes prioridades do Governo dos Açores “a criação de laços com as entidades políticas onde existe a presença de comunidades açorianas”. Para que isso possa acontecer, além do trabalho desenvolvido pelo Governo da Região “é muito importante que os nossos emigrantes tenham uma participação política activa”.
“Não é por serem bons canadianos que são menos açorianos. É exactamente o contrário, quanto melhores canadianos forem, mais estão a honrar os Açores, mais estão a defender Portugal, mais estão a contribuir para que os Açores e Portugal sejam conhecidos nesses locais”, acrescentou.
O governante apelou, precisamente, “a que cada um se possa transformar num arauto, num pólo dinamizador dessa participação. É muito importante, não apenas para os próprios, mas para os Açores terem uma comunidade politicamente activa e empenhada”. Um factor que permitirá, igualmente, “que os nossos emigrantes possam ter uma voz activa nos destinos das comunidades de acolhimento”.
Vasco Cordeiro considerou, por isso, o tema associado ao aniversário da Casa dos açores do Ontário, e da XIV Semana Cultural, na qual também participou, “muito bem escolhido. “‘Açorianos, a união faz a força’ já seria uma grande verdade em circunstância normais pelo que nos tempos que vivemos é mais importante ainda fazermos dessa expressão o nosso lema”, defendeu.
Desta forma, o Secretário Regional da Economia garantiu às mais de 200 pessoas presentes “que podem sempre contar com o Governo dos Açores” na medidas quem que “o Governo conta também convosco, como inspiração para estes tempos que estamos a viver”. “Quantos de vós não deixaram a sua terra de coração amargurado e enfrentaram tudo o que era preciso enfrentar para lutar por melhores condições de vida para si e para os seus filhos? Isto é uma inspiração nos tempos que vivemos: é necessária uma luta constante e um trabalho permanente, sobretudo na situação que se vive no nosso país, e se é certo que se vive em menor grau nos Açores, a verdade é que é igualmente necessário arregaçar as mangas e trabalhar de forma que todos os desafios actuais possam ser ultrapassados”.
Assim, Vasco Cordeiro garantiu “existir da parte dos Açores uma aposta muito grande nas nossas comunidades, porque elas são um potencial de desenvolvimento para a nossa terra”.
Com esse propósito, Vasco Cordeiro anunciou ter a SATA concluído um acordo de interline com a transportadora aérea canadiana Westjet “que permitirá melhores ligações com os Açores a partir de outras províncias do Canadá”.
Este trabalho, concluiu, “mostra que estamos juntos neste trabalho de defender e promover os Açores. Com maiores ou menores dificuldades, o que para nós deve ser um exemplo é o que faz a fibra do povo açoriano, o enfrentar os desafios e as agruras da vida, mas levantar sempre a cabeça, erguer e seguir em frente. É isso que tentamos fazer isso todos os dias de forma que a nossa terra possa ser motivo de orgulho para todas as nossas comunidades”.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário